terça-feira, 3 de abril de 2012

Dependência tecnológica

Olá pessoal!
Depois de tanto tempo ausente, vou falar nesse post sobre um problemão invisível e que merece nossa atenção. Vou falar sobre dependência tecnológica.

Bem, resolvi escrever sobre este tema após ler uma matéria com o título Redes sociais: entre influência, dependência e narcisismo (escrita por Fernando Mexía da agência EFE). A matéria comenta que as pessoas estão viciadas em estar conectadas nas redes sociais. Isso não é uma novidade né? Mas se a gente para pra refletir, o hábito de logar no Facebook e ver o que seus amigos comentaram sobre a foto que você postou ou sobre o que eles mesmo estão fazendo, já virou rotina. Se isso não aconteceu com você, lhe dou meus  sinceros parabéns!

Eu Tati, percebi que toda hora entrava no meu perfil  para ver as novas notificações. E o que eu fiz? Excluí minha conta do Facebook, afinal ficava vendo as atualizações dos meus amigos (nada relevantes) e deixava o TCC em segundo, terceiro, quarto,... plano. Pelo menos surtiu efeito, o TCC deu um salto e melhor, percebi que aquele hábito não era normal. 

Voltando a matéria... fiquei impressionada quando li o trecho falando sobre o experimento realizado com mil universitários que ficaram 24 horas sem acesso à Internet. Ao fim do estudo 20% dos universitários: "manifestaram uma síndrome de abstinência tecnológica com sentimentos de 'desespero', 'vazio' e 'ansiedade'". Para as antigas gerações e até as atuais isso pode parecer absurdo. As pessoas abdicam de prazeres como comer chocolate, sair com os amigos para dançar ou beber, mas não ficam sem seus modernos mobiles.

Um homem dormindo em uma cama e ao seu lado um notebook


Outro ponto interessante na matéria é a existência do National Day of Unplugging (Dia Nacional da Desconexão). O movimento propõe que as pessoas fiquem DESCONECTADAS, sem e-mail, Orkut, Facebook, Twitter, Google +,.... Você conseguiria? Esse ano o Dia Nacional da Desconexão foi celebrado nos dias 23 e 24 de março. O movimento possui uma lista com os dez mandamentos para que seus adeptos cumpram os itens durante o "Unplugging" perído de desconexão.

Folheto de divulgação do movimento escrito "Join us for the National Day of Unplugging" traduzindo "Junte-se a nós no Dia Nacional da Desconexão". O símbolo é do movimento é um cabo saindo de uma tomada

Os dez mandamentos:
1- Evite tecnologia
2- Conecte-se com pessoas amadas
3- Alimente sua saúde
4- Saia ao ar livre
5- Evite comércio
6- Acenda velas
7- Beba vinho
8- Coma pão
9- Encontre silêncio
10- Retribua

Imagem de um celular "dormindo" em uma bolsinha durante o Dia da Desconexão

É claro que nem todas as pessoas podem se dar este presente. Executivos e grandes empresários têm a necessidade de saber o que está acontecendo no mundo em tempo real e por isso acho perdoável e não tacho o cara de viciado em tecnologia. São coisas diferentes a necessidade e o supérfluo.

Pesquisando sobre o assunto para escrever o post, vi que na Coréia do Sul a dependência de Internet foi classificada como doença e caso de saúde pública! O governo sul coreano possui 200 centos de aconselhamento e hospitais para sanar este problema. Você acha exagero? Eu não.

Foi na capital da Holanda, Amsterdã que foi aberta a primeira clínica para tratar viciados em videogame e Internet. O fundador da clínica não considera usuários viciados em tecnologia como dependentes, segundo Keith Bakker esta questão trata-se de um problema social e não psicológico.
Eu penso que são as duas coisas. Mas é claro, as pessoas têm reações diferentes. Ou seja, não devemos generalizar todos os casos.

Pesquisando na Internet sobre o assunto, encontrei um teste para calcular o "índice de peso virtual". O autor desta expressão é o jornalista Daniel Sieberg (escritor de The Digital Diet) que propõe uma dieta digital para acabar com a dependência de tecnologia. No mínimo engraçado né? kkkkk. Clique aqui para fazer o teste. Ah fiz o teste e estou "No meio do caminho". Segundo o teste não abuso da tecnologia mas deveria usar menos ;(  kkkk.

Bem queridos, me despeço agora de vocês.
Perdão pela ausência e até...

2 comentários:

  1. Olá Tati, muito legal o post. Só não entendi uma coisa: comer pão?! :)

    Bjs....

    ResponderExcluir
  2. Ótima observação kkkk.
    Obrigada pela visita Marcelo.

    Bjus :D

    ResponderExcluir