quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Onde e como fazer buscas?

Oi oi!
Olha eu de novo na área... tudo certinho com vocês?

Perdão pela ausência pessoal... imaginei que seria difícil conciliar o TCC com o blog mas tá sendo mais complicado do que eu esperava. Pedido de desculpas feito, hoje vou dar uma dica para quem vai ser aventurar a escrever um TCC. Se você já tiver o tema definido melhor ainda.

Bem, após a definição do tema chegou a hora de você buscar referências sobre o assunto que você quer falar. Como esses trabalhos precisam de um embasamento teórico, é necessário que você encontre autores que já falaram sobre o tema. Mas onde e como eu faço isso? Temos tanta informação disponível que ficamos até perdidos sobre onde começar a procurar.

Lembre-se da relevância de um trabalho desses, não vá pesquisando em sites não confiáveis e copiando qualquer parágrafo para o seu trabalho. POR FAVOR não faça isso! Você terá que ser criterioso e exigente, pois um trabalho acadêmico deve prezar pela qualidade das fontes de informação.

Uma borracha escrita CTRL Z (atalho desfazer), um durex escrito CTRL V (atalho colar) e uma tesoura escrita CTRL X (atalho recortar)

Ok Tati. E como devemos fazer? A dica que eu passo é para que vocês procurem as referências para seus trabalhos acadêmicos nos catálogos de bibliotecas. Hoje com a ajuda da Internet você pode fazer uma busca e encontrar livros, monografias, dissertações, teses e periódicos sem sair de casa. Você pode pesquisar por autor, título ou assunto e depois se dirigir até o local, consultar a obra ou ainda se possível, fazer o empréstimo dela.

No caso dos livros será preciso ir à biblioteca para ver o conteúdo do que você está buscando. Também existem os sebos na Internet. A biblioteca talvez tenha poucos exemplares do livro ou todos eles estejam emprestados, nesta situação talvez você tenha que recorrer ao sebo (virtual ou físico) e fazer a compra da obra. Um sebo super conhecido na Internet é a Estante Virtual. Depois dê uma conferida lá.

Um rapaz loiro de óculos está com fones de ouvido e lendo um livro entre as estantes de uma biblioteca

Eu normalmente faço buscas em catálogos de bibliotecas universitárias. Para chegar até eles é simples. Exemplo: se você quer o catálogo da biblioteca da UFSC, digite "UFSC catálogo eletrônico" no site de busca. Para acessar o catálogo da biblioteca da Unicamp digite "Unicamp catálogo eletrônico" no site de busca. E por aí vai... 

No caso dos artigos de periódicos creio ser uma opção mais fácil. Muito artigos são publicados em meio eletrônico com texto completo e de graça (particularmente curto muito isso!). Periódicos antigos talvez você só encontre na biblioteca mesmo. No Portal de Periódicos da CAPES é possível encontrar periódicos nacionais e internacionais, alguns podem ser visualizados sem custo e outros não.

Finalizando deixo a dica da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. O nome já diz tudo né rsrs. A BDTD é um repositório de publicações defendidas no país e no exterior que estão em formato eletrônico e com texto completo. A BDTD, que é coordenada pelo Ibict tem como um de seus objetivos dar maior visibilidade a produção científica nacional. Ótima dica hein pessoal, esta é digna de colocar nos seus favoritos rsrs.

Bem espero que tenham gostado do post. Qualquer dúvida que tiverem sobre onde e como fazer buscas é só me gritarem aqui nos comentários ou no Twitter.

Até a próxima! Tchauuu...

Nenhum comentário:

Postar um comentário