quarta-feira, 23 de novembro de 2011

XIV Encontro Nacional de Usuários Dosvox

Oi pessoal.
Como vão vocês? Espero que estejam bem!

Então como eu havia comentado anteriormente, estou colocando aqui as novidades do Encontro Dosvox que rolou em Goiânia nos dias 11, 12 e 13 de novembro. Poucos são os adjetivos para falar do encontro: "bom, maravilhoso, show de bola, incrível" não são suficientes. Foram dias de um aprendizado enriquecedor ao lado de pessoas muito especiais.

Eu e minha amiga Lúcia Santana fomos para o Encontro Dosvox demonstrar o nosso jogo Futebol de Cinco criado no programa Jogavox. A oficina aconteceu na sexta-feira e foi realizada pelo meu colega também do PGTIAE Tiago Borges. O público conheceu a história do projeto Jogavox, a proposta pedagógica, os participantes do projeto e outras especificidades.

Eu falando do Futebol de Cinco na oficina Jogavox


Lu jogando com o público o Futebol de Cinco na oficina Jogavox
Que mais?
Foram somente três dias, mas aconteceu tanta coisa legal.

Ainda na sexta assisti a oficina para instalar e manter uma Web Rádio com o Goiano. Foi show saber como é o passo a passo para criar uma rádio na Internet.

No sábado tivemos a abertura oficial do evento e a apresentação cultural com grupos tradicionalistas do estado de Goiás com a viola caipira. O público, que em sua maioria era de Goiás curtiu muito a apresentação e cantou as músicas junto com os artistas.

Apresentação cultural

Ainda na manhã de sábado tivemos a palestra "Dosvox: novidades e perspectivas" com o professor Antônio Borges, Tiago Paixão Borges, Beatriz Bazzillo, Bernard Condorcet Porto, Neno Albernaz, Lidiane Figueiredo e o representante do Serpro. Nesta oportunidade o professor Antônio mostrou o Futebol de Cinco para um público maior que o presente na oficina Jogavox, e também para os ouvintes das rádios que faziam a transmissão do Encontro Dosvox. Foi um momento emocionante, pois estava presenciando um trabalho feito com tanto carinho sendo reconhecido. É... a lágrima escorreu rsrs.

Público do Encontro Dosvox assistindo a palestra 

À tarde tivemos uma mesa intitulada: "Tecnologia, Trabalho e Cidadania". Depois foram demonstrados alguns protótipos de novos sistemas em "Projetos de Acessibilidade Multiplataforma para Deficientes Visuais no Serpro". O sábado encerrou-se com duas palestras muito interessantes, a primeira delas "Dosvox na atividade do ensino avançado de Matemática" ministrada por Luiz César Martini e Paul Herman Mejia Campoverde, ambos da Unicamp que apresentaram a calculadora financeira FINANVOX. E a segunda palestra "Soluções de acessibilidade do Bradesco" ministrada por Viviane Ferreira apresentou soluções que auxiliam a vida dos correntistas deficientes visuais.

Eu com o cão guia Eros

No domingo e último dia do Encontro Dosvox tivemos pela manhã uma mesa intitulada "Uso do Dosvox no ensino fundamental e médio", uma palestra chamada "Gerenciando um Telecentro com Linux/Orca, NVDA e Dosvox" e outra mesa com o nome de "Programação e análise de sistemas: novas ferramentas e perspectivas profissionais para o deficiente visual". À tarde tivemos três painéis de projetos super interessantes ("Aplicação do Jogavox no ambiente escolar", "Implementação do Dosvox no Linux Educacional 3.0 nos Laboratórios do Proinfo" e "Projeto de inclusão dos alunos com deficiência visual na Universidade"). Por causa do voo de volta para o Rio perdi a palestra sobre "Audiodescrição virtual" e o encerramento do encontro.

Bem, não posso terminar este post sem dizer o quanto participar deste encontro foi significativo para mim. Como eu disse anteriormente foram dias de um aprendizado enriquecedor ao lado de pessoas muito especiais.

O XIV Encontro Nacional de Usuários Dosvox foi maravilhoso e dou meus parabéns a Comissão organizadora pelo belíssimo evento que realizou, principalmente a simpaticíssima Eliana Addad. Parabéns a Associação de Deficientes Visuais do Estado de Goiás (ADVEG).

Agora me despeço com o coração apertado com saudades do encontro em Goiânia que se foi, mas feliz por rever todos em 2012 aqui no Rio.
Até...

2 comentários:

  1. O que seria de mim se não fosse vc... Aqui é igual feijão com arroz!

    ResponderExcluir