quinta-feira, 15 de setembro de 2011

ToonDoo: ferramenta da web 2.0



Oi pessoal.
Tudo bem com vocês?

Então, dando continuidade a análise das ferramentas web 2.0 vou neste post falar sobre o ToonDoo. Quem gosta de desenhos, gibis e tirinhas vai curtir esta dica.

Minhas colegas do #pgtiae2010 Fabiana Lima e Raquel Carvalho utilizaram o ToonDoo e a experiência delas com esta ferramenta virou um post em seus respectivos blogs. Vou utilizar o relato delas aqui com algumas adaptações.

O ToonDoo é uma ferramenta on line da web 2.0 que permite o desenvolvimento de HQ´s, tirinhas, cartoons, avatares e livros. A elaboração de um HQ utilizando ferramentas disponíveis pela web 2.0 como o ToonDoo nos permite utilizar layouts disponibilizados pelo próprio programa, inserir cenários, manipular imagens da internet, ou desenhadas por nós mesmos na ferramenta e até fazer upload da arte final em blogs, sites, redes sociais podendo também enviar por e-mail. O ToonDoo é uma ferramenta que pode ser utilizada pelo público infantil, jovem e até por adultos.



Os HQ´s e os livros são meios extremamente flexíveis e podem gerar excelentes trabalhos com artes, música, contos, peças teatrais e até mesmo serem publicados em diferentes suportes, tanto o impresso quanto o digital.
Com relação a proposta pedagógica o professor pode utilizar o ToonDoo com seus alunos de forma colaborativa, sendo assim numa abordagem construtivista. 

O ToonDoo possui excelente interface, com imagens de qualidade proporcionando trabalhos com efeito profissional. O acesso a tela de criação é feito de forma bem simples, basta criar uma conta com e-mail e senha. 

Devido ao seu repositório de imagens e a possibilidade de criar personagens, podemos trabalhar com diversos gêneros do humor ao terror.

Pontos positivos
•Compartilhar o material produzido em blogs, sites e redes sociais
•Estimula a criatividade
•Ferramenta democrática
•Possui interface de excelência, com ótima comunicação visual.

Pontos negativos
•Durante o processo de edição o programa algumas vezes travou impedindo a criação do cartoon.

(texto de Fabiana Lima e Raquel Carvalho com adaptações)


Abaixo temos o quadrinho que a Raquel fez na ferramenta.


Bem... espero que tenham gostado do post. 
O ToonDoo tem um mundo de possibilidades, escolha um deles e desbanque Maurício de Sousa e Ziraldo (risos).
Até a próxima!

Um comentário: