quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Pearltress: ferramenta da web 2.0

Olá pessoas!
Tudo bem com vocês?

Depois de uma pequena parada nas postagens aqui no blog, estou de volta para continuar com a análise das ferramentas da web 2.0. Hoje vou falar do Pearltress, uma ferramenta para organizar, descobrir e compartilhar páginas e links da Internet. Esta ferramenta foi analisada pelos meus colegas do #pgtiae2010 Antonio Cordeiro e Marcelo Massao. O relato de experiência deles com a ferramenta se encontra abaixo e em seus respectivos blogs no ambiente de aprendizagem informal Elgg.

O Pearltress trata-se de um depósito virtual para aqueles sites que consideramos importantes. Cada pearl (pérola) criada corresponde a um determinado assunto que será interligado formando assim uma espécie de árvore (origem do nome pearltrees). Além do mais podemos compartilhar as nossas “árvores de interesse” com outros usuários formando assim outra grande rede social, porém não voltada para relações pessoais, mas para o compartilhamento de assuntos (interesses) em comum. Na verdade o Pearltrees pode funcionar essencialmente como um grande organizador de links.

Página inicial do Pearltrees

Podemos utilizar o Pearltrees na elaboração de uma monografia, dissertação ou tese com o objetivo de organizar as centenas de sites que visitamos, separando as melhores referências. Com o auxílio do Pearltrees podemos ir registrando todas as páginas que consideramos relevantes para a nossa pesquisa e ainda teremos a oportunidade de nos relacionármos com outras pessoas que também estejam na mesma linha de estudo. Outro caso de uso do Pearltrees pode ser para deixar a mostra um catálogo virtual de serviços. Por exemplo, um webdesigner pode criar uma árvore somente com seus trabalhos e referências profissionais.

Uma característica do Pearltrees é o seu visual agradável e de fácil manuseio. Para começar a utilizar a ferramenta só é necessário um cadastro simples e “perder” uns cinco minutos depois do primeiro acesso para assistir uma pequena apresentação de como funciona a ferramenta.

Pearltrees da Tati

Um ponto positivo é que a informação pode ser trabalhada de forma visual e um ponto negativo é que por não ser uma ferramenta linear o primeiro contato pode causar um impacto na sua usabilidade.

O Pearltrees utiliza o conceito do mapeamento cognitivo. A partir de um nó (link) são criadas trilhas de conhecimento.


(texto de Antonio Cordeiro e Marcelo Massao com adaptações)


Abaixo temos o vídeo "Como usar o Pearltrees"


Espero que tenham gostado. Eu confesso que tive certa dificuldade assim que comecei a explorar o Pearltrees. Acredito que vocês irão utilizar e gostar desta ferramenta, assim como eu. Então fica aqui uma dica super bacana que vale a pena ser conferida.
Vou ficando por aqui... nos vemos em breve.
Até...

Nenhum comentário:

Postar um comentário