terça-feira, 6 de setembro de 2011

Prezi: ferramenta da web 2.0

Olá pessoal.
Como vocês estão?

Então, novamente dando continuidade a análise das ferramentas web 2.0 vou neste post falar do Prezi. Já o conhecem? Não? Eu me amarrei nele quando fomos apresentados rsrs.

Meus colegas do #pgtiae2010 Helez Merlin e Rodolfo Paolucci utilizaram o Prezi e a experiência deles com esta ferramenta virou um post em seus respectivos blogs. Vou utilizar o relato deles aqui com algumas adaptações.

O Prezi é uma ferramenta para criação de apresentações inovadoras tendo como principal atrativo permitir que o usuário exponha suas ideias em um lugar e perceba a relação entre elas, auxiliando na conexão entre o criador e seu público alvo (Prezi, 2011). Contrapondo-se as apresentações de slides tradicionais onde a sequência dos conteúdos é destacada, a ferramenta propõe que as inserções de materiais como textos, imagens, vídeos, links, desenhos, formas pré-definidas e outros recursos aconteçam em um espaço que pode ser entendido como uma grande mesa receptora de ideias.
As apresentações baseiam-se no conceito de zoom, a aproximação para visualização de detalhes e o afastamento buscando uma visão panorâmica da produção.

O Prezi está disponível na web e para sua utilização, faz-se necessário o acesso à Internet e o uso de um navegador, para a versão gratuita. Os arquivos ficam armazenados em sua conta e podem ser baixados para reprodução em formato flash. Com ótima usabilidade, os usuários podem criar apresentações interessantes em pouco tempo. Os elementos podem ser movidos, redimensionados e rotacionados por um recurso disponível a partir de um clique. Há um painel no canto superior esquerdo contendo os recursos e os modos de visualização da apresentação. A própria equipe disponibiliza manuais e tutorias para quem tem interesse nesta nova forma de fazer apresentações. Os manuais e tutoriais estão disponíveis aqui .

A primeira vantagem que pode ser citada é que não existe a necessidade da instalação de um pacote de programas localmente, podendo ser acessado de qualquer lugar e a qualquer momento. Outro interessante ponto é a possibilidade de trabalhos colaborativos onde as pessoas podem dedicar-se a mesma apresentação, promovendo aprendizagem através do compartilhamento de conteúdos. As apresentações podem ser visualizadas em conjunto a partir do compartilhamento do seu link. Também existem meios de compartilhamento através das principais redes sociais. Além da quebra da linearidade do Prezi a ferramenta explora o uso de apresentações no formato de Mapas Conceituais.

Uma desvantagem é a necessidade de conexão com a Internet, o que pode ser resolvido com a versão desktop mas essa já apresenta um ponto negativo: é uma versão paga! Num primeiro momento o usuário fica perdido, pois é uma forma diferente de elaborar uma apresentação principalmente para os que estão acostumados com a linearidade de ferramentas como Power Point e Impress. Mas com os tutorias disponíveis pela própria empresa, qualquer pessoa pode começar a elaborar apresentações simples que provavelmente evoluirão com a utilização da ferramenta. O Prezi possui uma versão para teste off line de 30 dias. 
Embora esta ferramenta seja paga existe uma possibilidade chamada ProEdu, que é uma licença para educadores.


(texto de Helez Merlin e Rodolfo Paolucci com adaptações)


Abaixo temos o vídeo "O que é Prezi?"




Espero que tenham gostado desta ferramenta! O Prezi é realmente uma evolução das apresentações. Confiram.
Nos vemos em breve... até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário