quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

1º Seminário PGTIAE: Tecnologias Educacionais Aplicadas (cont.)

(continuando o post anterior)

Chegado o tão esperado momento mal sabíamos o que nos esperava naquela sexta-feira ao pisar no auditório Maria Irene do iNCE. Ao chegar tive a imensa alegria de ver o auditório lotado. Faltavam poucos minutos...


O professor e coordenador Fábio Ferrentini fez a abertura
do evento com uma breve apresentação do curso de Pós-graduação em Tecnologias da Informação Aplicadas a Educação. Ele também agradeceu a presença dos presentes e posteriormente passou a palavra para que o Gil Giardelli iniciasse os trabalhos. 



Coordenador do PGTIAE Fábio Ferrentini

O Gil Giardelli fez uma apresentação maravilhosa (como de costume!). Ele nos mostrou o cenário da atual Sociedade em Rede e entre outros assuntos falou sobre redes sociais, novas práticas educacionais, a postura dos atuais educadores, inovação, criação, ética, mudança, atitude e a mobilização das pessoas ao redor do mundo. O Gil foi espetacular! Já sou fã dele. Vixe... é melhor parar com os elogios.

Gil Giardelli palestrando


Público assistindo a palestra do Gil

O Gil tem o costume de impactar seu público, a reação das pessoas ao fim de sua apresentação foi muito positiva. Ao final ele agradeceu o convite feito pelo turma e disse ter gostado da iniciativa de estudantes uma pós-graduação terem realizado um evento sobre Tecnologias Educacionais. Ueba!

Turma PGTIAE2010 com os professores e o Gil

A segunda apresentação sobre "Ambientes Livres e Personalizados para Aprendizagem" foi realizada pelos colegas Antônio Cordeiro e Marcelo Massao. O Marcelo falou sobre aprendizagem informal, a teoria do Conectivismo e sobre o software Elgg. Ele comentou sobre o uso, as dificuldades iniciais, a aplicação de ambientes personalizados e nos apresentou casos reais, como os exemplos da utilização do Elgg em algumas disciplinas que cursamos ao longo deste ano. Clique aqui e veja o ambiente do PGTIAE no Elgg.

Marcelo palestrando

Após a fala do Marcelo, foi a vez de falarmos sobre redes sociais com a ajuda da contadora de histórias preferida da turma PGTIAE2010, a extrovertida Olívia Dornelles (sou fã de carteirinha). Olívia lançou um desafio para que os participantes do evento não fugissem após o coffee break (risos).  Sua ilustre participação arrancou risadas de todos quando ela revelou a resposta do desafio lançado antes do intervalo.

Olívia contando uma história relacionada a Redes Sociais

Ah! Também tivemos sorteio de brindes super disputados. Nosso querido Sérgio foi o "Bom Velhinho" que possibilitou a realização deste mimo. Alguns participantes do evento saíram do iNCE com um mega sorriso. Parabéns aos premiados! 

Sorteada exibindo seu brinde e Cristina

Após o coffe break tivemos a apresentação "ImPREZIonando seu Conteúdo" dos colegas Helez Merlin e Rodolfo Paolucci. Helez falou da não linearidade do Prezi e das vantagens de fazer apresentações com este programa. Ele também mostrou exemplos de apresentações como os de seus alunos de física, e da rede de televisão Al-Jazeera que utiliza a ferramenta em questão. O pessoal curtiu o Prezi e alguns dos presentes pegaram logo as dicas dos meninos e começaram a utilizar o programa para fazer suas apresentações. Bacana né?

Helez palestrando

Eu e minha parceira Lúcia Santana viemos em seguida. O tema da nossa apresentação foi "Compartilhando Informações nas Nuvens". Fizemos assim: eu iniciei a apresentação com o conceito de computação nas nuvens; Lúcia falou das características e apresentou o mundo de possibilidades do SlideShare; e depois eu finalizei apresentando um software de sincronização de aquivos chamado Dropbox. Creio que fizemos uma boa apresentação e o resultado não poderia ser melhor.
Nossa missão foi cumprida. Uhul!  

Lu falando sobre o SlideShare

Eu falando sobre o Dropbox

A programação do nosso seminário encerrou-se com a apresentação "#ficaadica: compartilhando nossos favoritos" dos colegas Fabiana Lima, Monique Reis e Risomar Alves. A Fabi apresentou um mix de ferramentas livres como o Pearltree (que já comentei aqui no blog em um post) e outras que utilizam o conceito de marcadores sociais como Symbaloo. Foi show de bola ver as possibilidades pedagógicas no uso destas ferramentas. Não tenho dúvidas que o público presente curtiu muito.

Fabiana palestrando

Bem, tentei falar um pouquinho da experiência da nossa turma nesta desafiadora empreitada. Falo com toda a certeza que foi MUITO gratificante contribuir e participar na realização deste evento. Tanto nós alunos da pós-graduação, como nossos professores saíram de lá com a sensação de dever cumprido e principalmente com a convicção de termos feito um bom trabalho. Não posso deixar de mencionar o apoio das empresas que ajudaram na realização do evento. Falo pela turma que estamos imensamente agradecidos pelo incentivo e confiança depositada em nós. Obrigada a todos.

Quem não pôde estar presente no dia do seminário, pode conferir o áudio e os vídeos das apresentações que estão no site desenvolvido pelo nosso colega Tiago Borges. Clique aqui para ver os vídeos, fotos e ter acesso aos áudios. 

Antes de finalizar o post gostaria de fazer uns agradecimentos. É só um agradecimento de fim de ano, ainda nos veremos no iNCE antes de nos tornarmos especialistas. Se Deus quiser!

Bem, agradeço primeiramente a minha turma PGTIAE2010 que virou mais que um grupo de alunos que se encontrava todas as sextas-feiras no Fundão. Estar com vocês foi uma das experiências acadêmicas mais prazerosas que eu tive. Obrigada pela força, apoio e principalmente por COMpartilhar informações e conhecimentos comigo (risos).  :D

Agradeço também aos queridos professores do PGTIAE, todos sem exceção. Foi muito bom aprender com um corpo docente que além de muito bem capacitado, acabou criando vínculos além da relação aluno-professor. 

Acho que é isso...
Nos vemos em breve... até logo!

Foto ao final do 1º Seminário PGTIAE

5 comentários:

  1. Realmente este seminário ficará além do registro virtual marcado em nossas vidas !

    ResponderExcluir
  2. Foi muito bom ter participado e contribuído de forma concreta neste seminário.
    PGTIAE2010 turma nota 1000!

    ResponderExcluir
  3. Excelente post. Muito obrigado pelo registro!

    ResponderExcluir
  4. Valeu meus queridos PGTIAnos! Eu é que agradeço...

    ResponderExcluir
  5. achei bem imtereçante

    ResponderExcluir