terça-feira, 30 de agosto de 2011

XV Bienal do Livro Rio

Olá!
E aí, tudo bem com vocês?
Então... eu tenho publicado aqui alguns assuntos relacionados a tecnologias da informação e comunicação, ferramentas educativas, softwares livres e tal, mas hoje quero divulgar um evento que particularmente sou super fã. Estou falando da XV Bienal do Livro Rio que acontecerá entre 1 e 11 de setembro no Riocentro, localizado na Av. Salvador Allende, 6.555 - Barra da Tijuca, RJ.

Professores, profissionais do livro e bibliotecários tem entrada gratuita na Bienal, entre no site e faça seu credenciamento. Para os demais, os preços dos ingressos são R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia).

A bienal do livro é um programão para todos os gostos e idades. Vale a pena conferir. 
Para quem vai se aventurar, eu deixo uma dica: sugiro que usem um calçado confortável para caminhar pelos três IMENSOS pavilhões do Riocentro.

Para conferir a programação cultural, saber como chegar ao local, ver o mapa da bienal, lista dos expositores e informações sobre estacionamento clique aqui. Para saber como chegar na Bienal de ônibus clique aqui.
Nos vemos lá? 
Espero que sim. 
Inté!


quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Análise de ferramentas web 2.0

Olá!
Tudo bem com vocês?
Então, este post é resultado de uma atividade proposta pela professora @luricas (confira o blog dela my TIC box) que passou uma atividade bem interessante que será relatada aqui para vocês. 

Bem, eu e minha companheira do #pgtiae2010 Lúcia Santana analisamos duas ferramentas da web 2.0 para compartilhamento de arquivos que são o SlideShare e o Dropbox. Nós testamos e fizemos um relato da experiência do uso destas ferramentas.



O SlideShare é um site para compartilhamento de arquivos. Ele possui uma versão gratuita e uma versão paga chamada SlideShare PRO. Para acessá-lo é necessário o cadastro de uma conta de e-mail que habilitará o usuário a fazer uploads e donwloads de arquivos com as seguintes extensões:

Apresentação: pdf, ppt, pps, pptx, ppsx, pot, potx, odp, key, zip
Documentos: pdf, doc, docx, rtf, xls, odt, ods
Vídeos: mp4, m4v, wmv, mpeg, avi, mov, mpg, mkv, ogg, asf, vob, 3gp, rm, rmvb, flv

Os arquivos públicos carregados no SlideShared podem ser visualizados, baixados, adicionados aos favoritos, receber comentários e serem embutidos em blogs ou sites. Para visualizar os arquivos você não precisa fazer o login. 

A interface do SlideShare tem muita "informação visual" que acaba atrapalhando a navegação dos usuários.

A possibilidade de fazer login com a mesma conta do Facebook e Twitter é algo interessante. Ao criar uma conta no SlideShare, automaticamente você terá um perfil onde poderá interagir com pessoas que tem os mesmos interesses que você. Você faz sua rede de contatos, pode seguir e ser seguido por pessoas e instituições que utilizam o site para divulgar suas apresentações.
 
Os usuários que utilizam a versão gratuita são limitados a fazer uploads em algumas extensões. Eu e a Lúcia não conseguimos carregar arquivos de áudio e nem de vídeo (ambos produzidos por nós mesmas). Outro ponto negativo é que os usuários que quiserem fazer upload de um arquivo no modo privado devem atualizar o SlideShare para a versão paga. Ou seja, quem utiliza a versão gratuita só faz uploads públicos.



O Dropbox é um programa para compartilhamento de arquivos de todos os tipos de extensão. O que o diferencia dos demais é que este programa é como se fosse a extensão do seu HD. É como se você "duplicasse" seus arquivos para outras máquinas, para sua conta no site do Dropbox e caso você tenha, para seu smarthphone simultaneamente.

Para exemplificar vou contar como utilizo o programa. Tenho um computador pessoal e um netbook ambos com o Dropbox instalado. Para fazer upload de um arquivo existente em uma das minhas máquinas, eu o coloco na pasta Public e automaticamente ele estará na rede para ser visualizado e baixado. A duplicação de um arquivo faz com que ele exista em lugares diferentes.

Existe outra possibilidade para compartilhar, posso logar no site do Dropbox e fazer o upload de um arquivo que posteriormente estará em três lugares físicos: na minha conta Dropbox, no meu computador pessoal e no meu netbook. Fazendo uma analogia pense no Dropbox como um “bluetooth” para computadores.

A interface dele é bem mais amigável por não haver poluição visual, presente em muitos sites que utilizam publicidade.

O Dropbox disponibiliza um guia em pdf para o usuário que faz o login pela primeira vez. O guia Getting Started
 explica o que é o Dropbox, como fazer upload de arquivos e os ícones e pastas do programa. 

Outro fator que merece destaque é que ele facilita o download dos arquivos de forma rápida sem a necessidade de abrir mais janelas e nem de esperar alguns segundos para iniciar o download. Não esperar aquela contagem regressiva é ótimo!

A facilidade de duplicar arquivos é ótima, entretanto deve-se prestar atenção para o fato de que da mesma forma que o programa duplica arquivos para vários lugares, ele também apaga quando você o exclui de um local. O compartilhamento e a exclusão de arquivos no Dropbox é simultânea. Cuidado com esse detalhe!

A possibilidade de ter seu HD disponível na Internet ou no seu smartphone é algo maravilhoso. O Dropbox é muito versátil e particularmente fiquei boba e ao mesmo tempo encantada com mundo de possibilidades dele. (opinião da Tati)

Ferramentas similares ao SlideShare e o Dropbox são o 4shared, Megaupload e o Rapidshare.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

22º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação



Abriram as inscrições para o 22º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação e 17º Workshop de Informática na Escola. O tema do evento é Informática na Educação para a Democratização do Conhecimento e acontecerá entre os dias 21 a 25 de novembro de 2011, no Centro de Convenções do Hotel Parque dos Coqueiros, Praia de Atalaia - Aracaju - Sergipe . 


Os tópicos de interesse do SBIE-WIE 2011 são:

SBIE – Trilha 1: Uso de Tecnologias de IA na Educação
Chair – Patricia Jaques (UNISINOS)
 
SBIE – Trilha 2: Objetos de Aprendizagem
Chair – Cecilia Dias Flores (UFCSPA)
 
SBIE – Trilha 3: Modelagem e simulação
Chair – Rosa Costa (UERJ)

SBIE – Trilha 4: Informática Especial na educação
Chair – Lucila Maria Costi Santa Rosa (UFRGS)

SBIE – Trilha 5: Ambientes de Aprendizagem
Chair – Germana Da Nobrega (UNB)

SBIE – Trilha 6: Uso da Engenharia de Software na Educação
Chair – Fabio Ferrentini Sampaio (UFRJ) e Leonardo Cunha de Miranda (UNICAMP)

SBIE – Trilha 7: Pesquisa Empíricas do uso Educacional de Tecnologias
Chair – Deise Juliana Francisco (UFAL)

WIE – Trilha 8: Relatos de Experiência de uso de Tecnologia na Educação
Chair Edson Pimentel (UFABC)

WIE – Trilha 9: Formação de Recursos Humanos em Informática na Educação
Chair: José Aires (UFC)

WIE – Trilha 10: Impactos das Tecnologias Educacionais na Sociedade
Chair: Seiji Isotani (UCM-EUA)

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Blogs na educação


Falar sobre o uso de novas tecnologias, informática educativa e sobre o aprendizado através de ambientes virtuais é cada vez mais comum. Em alguns casos tornou-se modismo a utilização destes termos, quando na verdade está longe de vermos na prática a real aplicação destas ferramentas.

O avanço da informática foi e continua acontecendo em grandes proporções, entretanto a educação e alguns profissionais da área não acompanharam na mesma velocidade essa evolução tecnológica. O professor que não é um expert em "tecnolês" dispõe de ferramentas gratuitas que sem conhecimentos de informática, mas com uma ideia bacana em mente e uma boa redação pode produzir conteúdos de grande relevância.

O blog é um exemplo destas ferramentas tecnológicas gratuitas. Popularmente também chamado de diário virtual, é um espaço onde o blogueiro publica textos próprios, imagens, compartilha vídeos, sons e os divulga para seus pares. O blog atualmente perdeu um pouco do "ibope" por causa da avalanche das redes sociais, mas nem por isso perdeu seu mérito.

Existem ótimos exemplos de instituições de ensino e de professores que usam e abusam dos blogs e são ótimas referências na contribuição de temas e assuntos referentes à educação. A própria página do Ministério da Cultura é um blog feito no WordPress. 

Criar um blog é uma tarefa fácil, não exige muitos conhecimentos sobre computação e a grande sacada para que seu blog não seja mais um entre os milhares na grande rede é que você não deve escrever para si próprio, mas para seus potenciais seguidores.
Bem... isso já é assunto para outro post...

Para fechar o baú finalizo dizendo que o blog é uma ferramenta versátil e bastante útil para a educação de crianças e jovens. Bem acho que voltei ao início do post... mas mais do que proferir um discurso pró tecnologia, temos que vestir a camisa da educação, planejar, conhecer nossa instituição de ensino e nosso público para depois escolhermos que tecnologia utilizar, como, quando, em que situação, para quem.... e assim por diante.
Vamos tentar?