quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Blogs na educação


Falar sobre o uso de novas tecnologias, informática educativa e sobre o aprendizado através de ambientes virtuais é cada vez mais comum. Em alguns casos tornou-se modismo a utilização destes termos, quando na verdade está longe de vermos na prática a real aplicação destas ferramentas.

O avanço da informática foi e continua acontecendo em grandes proporções, entretanto a educação e alguns profissionais da área não acompanharam na mesma velocidade essa evolução tecnológica. O professor que não é um expert em "tecnolês" dispõe de ferramentas gratuitas que sem conhecimentos de informática, mas com uma ideia bacana em mente e uma boa redação pode produzir conteúdos de grande relevância.

O blog é um exemplo destas ferramentas tecnológicas gratuitas. Popularmente também chamado de diário virtual, é um espaço onde o blogueiro publica textos próprios, imagens, compartilha vídeos, sons e os divulga para seus pares. O blog atualmente perdeu um pouco do "ibope" por causa da avalanche das redes sociais, mas nem por isso perdeu seu mérito.

Existem ótimos exemplos de instituições de ensino e de professores que usam e abusam dos blogs e são ótimas referências na contribuição de temas e assuntos referentes à educação. A própria página do Ministério da Cultura é um blog feito no WordPress. 

Criar um blog é uma tarefa fácil, não exige muitos conhecimentos sobre computação e a grande sacada para que seu blog não seja mais um entre os milhares na grande rede é que você não deve escrever para si próprio, mas para seus potenciais seguidores.
Bem... isso já é assunto para outro post...

Para fechar o baú finalizo dizendo que o blog é uma ferramenta versátil e bastante útil para a educação de crianças e jovens. Bem acho que voltei ao início do post... mas mais do que proferir um discurso pró tecnologia, temos que vestir a camisa da educação, planejar, conhecer nossa instituição de ensino e nosso público para depois escolhermos que tecnologia utilizar, como, quando, em que situação, para quem.... e assim por diante.
Vamos tentar?

2 comentários:

  1. Tati
    O seu texto é ótimo! Você é uma blogueira e tanto! Tenho certeza que em breve será referencial na área. Por isso, compartilhe os seus posts no Facebook, no Twitter...nas redes em geral. Sucesso! Abraço, Lu

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Lu.
    Escrever um bom texto não é tarefa fácil, mas o esforço vale a pena.
    Abraços e até...

    ResponderExcluir