quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

1º Seminário PGTIAE: Tecnologias Educacionais Aplicadas (cont.)

(continuando o post anterior)

Chegado o tão esperado momento mal sabíamos o que nos esperava naquela sexta-feira ao pisar no auditório Maria Irene do iNCE. Ao chegar tive a imensa alegria de ver o auditório lotado. Faltavam poucos minutos...


O professor e coordenador Fábio Ferrentini fez a abertura
do evento com uma breve apresentação do curso de Pós-graduação em Tecnologias da Informação Aplicadas a Educação. Ele também agradeceu a presença dos presentes e posteriormente passou a palavra para que o Gil Giardelli iniciasse os trabalhos. 



Coordenador do PGTIAE Fábio Ferrentini

O Gil Giardelli fez uma apresentação maravilhosa (como de costume!). Ele nos mostrou o cenário da atual Sociedade em Rede e entre outros assuntos falou sobre redes sociais, novas práticas educacionais, a postura dos atuais educadores, inovação, criação, ética, mudança, atitude e a mobilização das pessoas ao redor do mundo. O Gil foi espetacular! Já sou fã dele. Vixe... é melhor parar com os elogios.

Gil Giardelli palestrando


Público assistindo a palestra do Gil

O Gil tem o costume de impactar seu público, a reação das pessoas ao fim de sua apresentação foi muito positiva. Ao final ele agradeceu o convite feito pelo turma e disse ter gostado da iniciativa de estudantes uma pós-graduação terem realizado um evento sobre Tecnologias Educacionais. Ueba!

Turma PGTIAE2010 com os professores e o Gil

A segunda apresentação sobre "Ambientes Livres e Personalizados para Aprendizagem" foi realizada pelos colegas Antônio Cordeiro e Marcelo Massao. O Marcelo falou sobre aprendizagem informal, a teoria do Conectivismo e sobre o software Elgg. Ele comentou sobre o uso, as dificuldades iniciais, a aplicação de ambientes personalizados e nos apresentou casos reais, como os exemplos da utilização do Elgg em algumas disciplinas que cursamos ao longo deste ano. Clique aqui e veja o ambiente do PGTIAE no Elgg.

Marcelo palestrando

Após a fala do Marcelo, foi a vez de falarmos sobre redes sociais com a ajuda da contadora de histórias preferida da turma PGTIAE2010, a extrovertida Olívia Dornelles (sou fã de carteirinha). Olívia lançou um desafio para que os participantes do evento não fugissem após o coffee break (risos).  Sua ilustre participação arrancou risadas de todos quando ela revelou a resposta do desafio lançado antes do intervalo.

Olívia contando uma história relacionada a Redes Sociais

Ah! Também tivemos sorteio de brindes super disputados. Nosso querido Sérgio foi o "Bom Velhinho" que possibilitou a realização deste mimo. Alguns participantes do evento saíram do iNCE com um mega sorriso. Parabéns aos premiados! 

Sorteada exibindo seu brinde e Cristina

Após o coffe break tivemos a apresentação "ImPREZIonando seu Conteúdo" dos colegas Helez Merlin e Rodolfo Paolucci. Helez falou da não linearidade do Prezi e das vantagens de fazer apresentações com este programa. Ele também mostrou exemplos de apresentações como os de seus alunos de física, e da rede de televisão Al-Jazeera que utiliza a ferramenta em questão. O pessoal curtiu o Prezi e alguns dos presentes pegaram logo as dicas dos meninos e começaram a utilizar o programa para fazer suas apresentações. Bacana né?

Helez palestrando

Eu e minha parceira Lúcia Santana viemos em seguida. O tema da nossa apresentação foi "Compartilhando Informações nas Nuvens". Fizemos assim: eu iniciei a apresentação com o conceito de computação nas nuvens; Lúcia falou das características e apresentou o mundo de possibilidades do SlideShare; e depois eu finalizei apresentando um software de sincronização de aquivos chamado Dropbox. Creio que fizemos uma boa apresentação e o resultado não poderia ser melhor.
Nossa missão foi cumprida. Uhul!  

Lu falando sobre o SlideShare

Eu falando sobre o Dropbox

A programação do nosso seminário encerrou-se com a apresentação "#ficaadica: compartilhando nossos favoritos" dos colegas Fabiana Lima, Monique Reis e Risomar Alves. A Fabi apresentou um mix de ferramentas livres como o Pearltree (que já comentei aqui no blog em um post) e outras que utilizam o conceito de marcadores sociais como Symbaloo. Foi show de bola ver as possibilidades pedagógicas no uso destas ferramentas. Não tenho dúvidas que o público presente curtiu muito.

Fabiana palestrando

Bem, tentei falar um pouquinho da experiência da nossa turma nesta desafiadora empreitada. Falo com toda a certeza que foi MUITO gratificante contribuir e participar na realização deste evento. Tanto nós alunos da pós-graduação, como nossos professores saíram de lá com a sensação de dever cumprido e principalmente com a convicção de termos feito um bom trabalho. Não posso deixar de mencionar o apoio das empresas que ajudaram na realização do evento. Falo pela turma que estamos imensamente agradecidos pelo incentivo e confiança depositada em nós. Obrigada a todos.

Quem não pôde estar presente no dia do seminário, pode conferir o áudio e os vídeos das apresentações que estão no site desenvolvido pelo nosso colega Tiago Borges. Clique aqui para ver os vídeos, fotos e ter acesso aos áudios. 

Antes de finalizar o post gostaria de fazer uns agradecimentos. É só um agradecimento de fim de ano, ainda nos veremos no iNCE antes de nos tornarmos especialistas. Se Deus quiser!

Bem, agradeço primeiramente a minha turma PGTIAE2010 que virou mais que um grupo de alunos que se encontrava todas as sextas-feiras no Fundão. Estar com vocês foi uma das experiências acadêmicas mais prazerosas que eu tive. Obrigada pela força, apoio e principalmente por COMpartilhar informações e conhecimentos comigo (risos).  :D

Agradeço também aos queridos professores do PGTIAE, todos sem exceção. Foi muito bom aprender com um corpo docente que além de muito bem capacitado, acabou criando vínculos além da relação aluno-professor. 

Acho que é isso...
Nos vemos em breve... até logo!

Foto ao final do 1º Seminário PGTIAE

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

1º Seminário PGTIAE: Tecnologias Educacionais Aplicadas

Oi pessoal.
Tudo certinho com vocês?

Esse mês de novembro foi o fervo hein rsrs. Mesmo um pouco atrasada, estou aqui para atualizar vocês e falar um pouco dessas experiências pelas quais eu tenho passado. Bem, hoje vou falar do evento organizado pela turma de Pós-graduação em Tecnologias da Informação Aplicadas a Educação (#PGTIAE2010), ou seja, do 1º Seminário PGTIAE: Tecnologias Educacionais AplicadasJá havia falado dele anteriormente e agora vou contar como foi a experiência.




A ideia de fazer um evento sobre tecnologias aplicadas no ensino partiu da nossa turma. Ele foi coordenado pela professora Lu Ricas, pelo coordenador da pós-graduação professor Fábio Ferrentini e demais professores. Por meio de votação escolhemos algumas ferramentas apresentadas pelos próprios alunos em sala de aula e fechamos a programação do evento. Para a palestra inicial, tivemos a super participação do professor Gil Giardelli que aceitou o convite da turma.

Nota explicativa: Cabe mencionar que uma ideia do Tiago Borges foi peça fundamental para a participação do Gil no evento. O Tiago criou um avatar do Gil Giardelli e postou no Facebook. O próprio Gil confidenciou que achou o avatar muito engraçado e curtiu a iniciativa. Após o episódio ele decidiu participar do seminário organizado pela turma. Valeu Tiago!

Voltando.... dividimos a turma em grupos e cada um ficou responsável por uma atividade para a realização do seminário. O site, folder, redes sociais, logística, quase tudo foi pensado e executado por nós, sempre é claro com a supervisão (e puxões de orelha :P) dos professores. O seminário do PGTIAE foi realmente muito gratificante, pois apesar das dúvidas e incertezas o resultado foi super positivo!




Depois da criação do site e do folder começamos a parte da divulgação. Essa parte foi muito interessante, pois a cada dia víamos o número de inscrições aumentar e isso nos deu a sensação de alegria e de apreensão também, afinal sempre prezamos pela qualidade. Particularmente, ultrapassar a linha de espectadora para a de palestrante deu MUITO frio na barriga kkkk.

Fizemos o ensaio geral e acertamos os detalhes para o grande dia que se aproximava. Saímos do ensaio cientes da grande responsabilidade que carregávamos e partimos para os últimos detalhes. Além da palestra de abertura com Gil Giardelli, tínhamos mais quatro apresentações, lembrando que todas foram trabalhos realizados por nós mesmos. As palestras eram: "Ambientes Livres e Personalizados para a Aprendizagem" com o Marcelo Massao, "ImPREZIonando seu Conteúdo" com os professores Helez Merlin e Rodolfo Paolucci, "Compartilhando Informações nas Nuvens" com Lúcia Santa e Tatiana Ribeiro (it´s me!) e "#ficaadica: compartilhando nossos favoritos" com Risomar Alves e Fabiana Lima.

Chegado o tão esperado momento...

... falarei do tão esperado momento no próximo post!

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

XIV Encontro Nacional de Usuários Dosvox

Oi pessoal.
Como vão vocês? Espero que estejam bem!

Então como eu havia comentado anteriormente, estou colocando aqui as novidades do Encontro Dosvox que rolou em Goiânia nos dias 11, 12 e 13 de novembro. Poucos são os adjetivos para falar do encontro: "bom, maravilhoso, show de bola, incrível" não são suficientes. Foram dias de um aprendizado enriquecedor ao lado de pessoas muito especiais.

Eu e minha amiga Lúcia Santana fomos para o Encontro Dosvox demonstrar o nosso jogo Futebol de Cinco criado no programa Jogavox. A oficina aconteceu na sexta-feira e foi realizada pelo meu colega também do PGTIAE Tiago Borges. O público conheceu a história do projeto Jogavox, a proposta pedagógica, os participantes do projeto e outras especificidades.

Eu falando do Futebol de Cinco na oficina Jogavox


Lu jogando com o público o Futebol de Cinco na oficina Jogavox
Que mais?
Foram somente três dias, mas aconteceu tanta coisa legal.

Ainda na sexta assisti a oficina para instalar e manter uma Web Rádio com o Goiano. Foi show saber como é o passo a passo para criar uma rádio na Internet.

No sábado tivemos a abertura oficial do evento e a apresentação cultural com grupos tradicionalistas do estado de Goiás com a viola caipira. O público, que em sua maioria era de Goiás curtiu muito a apresentação e cantou as músicas junto com os artistas.

Apresentação cultural

Ainda na manhã de sábado tivemos a palestra "Dosvox: novidades e perspectivas" com o professor Antônio Borges, Tiago Paixão Borges, Beatriz Bazzillo, Bernard Condorcet Porto, Neno Albernaz, Lidiane Figueiredo e o representante do Serpro. Nesta oportunidade o professor Antônio mostrou o Futebol de Cinco para um público maior que o presente na oficina Jogavox, e também para os ouvintes das rádios que faziam a transmissão do Encontro Dosvox. Foi um momento emocionante, pois estava presenciando um trabalho feito com tanto carinho sendo reconhecido. É... a lágrima escorreu rsrs.

Público do Encontro Dosvox assistindo a palestra 

À tarde tivemos uma mesa intitulada: "Tecnologia, Trabalho e Cidadania". Depois foram demonstrados alguns protótipos de novos sistemas em "Projetos de Acessibilidade Multiplataforma para Deficientes Visuais no Serpro". O sábado encerrou-se com duas palestras muito interessantes, a primeira delas "Dosvox na atividade do ensino avançado de Matemática" ministrada por Luiz César Martini e Paul Herman Mejia Campoverde, ambos da Unicamp que apresentaram a calculadora financeira FINANVOX. E a segunda palestra "Soluções de acessibilidade do Bradesco" ministrada por Viviane Ferreira apresentou soluções que auxiliam a vida dos correntistas deficientes visuais.

Eu com o cão guia Eros

No domingo e último dia do Encontro Dosvox tivemos pela manhã uma mesa intitulada "Uso do Dosvox no ensino fundamental e médio", uma palestra chamada "Gerenciando um Telecentro com Linux/Orca, NVDA e Dosvox" e outra mesa com o nome de "Programação e análise de sistemas: novas ferramentas e perspectivas profissionais para o deficiente visual". À tarde tivemos três painéis de projetos super interessantes ("Aplicação do Jogavox no ambiente escolar", "Implementação do Dosvox no Linux Educacional 3.0 nos Laboratórios do Proinfo" e "Projeto de inclusão dos alunos com deficiência visual na Universidade"). Por causa do voo de volta para o Rio perdi a palestra sobre "Audiodescrição virtual" e o encerramento do encontro.

Bem, não posso terminar este post sem dizer o quanto participar deste encontro foi significativo para mim. Como eu disse anteriormente foram dias de um aprendizado enriquecedor ao lado de pessoas muito especiais.

O XIV Encontro Nacional de Usuários Dosvox foi maravilhoso e dou meus parabéns a Comissão organizadora pelo belíssimo evento que realizou, principalmente a simpaticíssima Eliana Addad. Parabéns a Associação de Deficientes Visuais do Estado de Goiás (ADVEG).

Agora me despeço com o coração apertado com saudades do encontro em Goiânia que se foi, mas feliz por rever todos em 2012 aqui no Rio.
Até...

domingo, 30 de outubro de 2011

XIV Encontro Nacional de Usuários Dosvox


Oi pessoal.
Quanto tempo hein... rsrs

Continuando a divulgação de eventos que estão acontecendo por aí, vou falar neste post de um deles muito bacana para quem se interessa por tecnologia assistiva e educação inclusiva. Estou falando do XIV Encontro Nacional de Usuários Dosvox

Página do encontro

Você não sabe o que é Dosvox?
DOSVOX é um programa que foi criado pelo professor Antonio Borges no Instituto Tércio Pacitti de Aplicações Computacionais (iNCE) da UFRJ para tornar acessível a utilização do computador por cegos e pessoas com baixa visão. Ele caracteriza-se por possuir um sintetizador de voz que auxilia os deficientes visuais a usar editores de textos, correio eletrônico, jogos e até bate-papo. Para saber mais sobre o Dosvox clique aqui e conheça este e outros projetos de acessibilidade criados pelo professor Antonio Borges.

Página inicial do Dosvox

O Encontro Dosvox é um evento que além de integrar os usuários do programa das diversas regiões do país, apresenta novas versões e atualizações, assim como relatos de experiência do uso do Dosvox e painéis de projetos com a temática sobre tecnologias assistivas para deficientes visuais e outros assuntos correlatos. 

Este ano o Encontro Dosvox será sediado na cidade de Goiânia e organizado pela Associação dos Deficientes Visuais do Estado de Goiás (ADVEG). Vá ao site e saiba mais informações sobre a inscrição, programação,  hospedagem e transporte.

Data: 11, 12, 13 de novembro de 2011
Local: Hotel Kananxuê
Endereço: Rua 28, nº 27 - Centro - Goiânia

Em breve vou postar notícias e fotos do XIV Encontro Dosvox em Goiânia. Eu e minha amiga do #pgtiae2010 Lúcia Santana vamos apresentar o Futebol de Cinco, um jogo acessível para cegos e pessoas com baixa visão que criamos na disciplina de Educação Inclusiva com Tecnologia ministrada pelo então professor Antonio Borges. Vamos falar sobre a criação do Futebol de Cinco na Oficina Jogavox com o nosso colega Tiago Borges.

Goiânia aí vamos nós!
Arrivederci!

1º Seminário PGTIAE: Tecnologias Educacionais Aplicadas

Oi pessoal.
Tudo bem com vocês?

Bem... neste post não vou analisar nenhuma ferramenta livre como tenho feito ultimamente porque vou falar de um evento particularmente muito especial para mim. Estou aqui para divulgar um evento muito bacana ao qual eu faço parte, estou falando do 1º Seminário PGTIAE: Tecnologias Educacionais Aplicadas
O seminário foi idealizado pelos alunos do curso de Pós-graduação de Tecnologias da Informação Aplicadas a Educação (pgtiae2010) do iNCE/UFRJ. Vamos apresentar alguns estudos, relatos de experiências e trabalhos realizados na disciplina de Software Livre em Ambientes de Ensino-Aprendizagem ministrada pela professora Lucimere Ricas (@luricas).

As inscrições são gratuitas, vá ao site do seminário e garanta já a sua vaga. Os participantes ganharão certificados de participação.

A palestra de abertura será ministrada pelo professor Gil Giardelli (@gilgiardelli). Entre os outros temas falaremos de ambientes pessoais de aprendizagem, softwares livres no ensino acadêmico e corporativo, computações nas nuvens e outros... Se eu fosse você não perderia essa oportunidade!

Data: 18/11/2011, sexta-feira
Horário: 12:00 às 17:00
Local: Anfiteatro Maria Irene situado no Instituto Tércio Pacitti de Aplicações Computacionais (iNCE). 
Endereço: Avenida Athos da Silveira Ramos, 274 - Edifício do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN) - Cidade Universitária.


Folder do evento

Teremos o prazer de lhe recepcionar.
Alors là!

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Tríade: software livre para a disciplina de História

Olá!
E aí, tudo certinho com vocês?

Espero que estejam gostando dos relatos de experiência feitos por mim e pelos meus colegas da Pós-graduação de Tecnologias da Informação Aplicadas a Educação (#pgtiae2010) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Conhecer novas ferramentas e contar um pouco dessa experiência para vocês é compartilhar uma vivência. Queremos mostrar softwares que tenham uma proposta bacana e principalmente que possam ser utilizados em sala de aula com custo zero. Isso não é ótimo?!

Bem, hoje vou relatar para vocês a experiência que eu e minha amiga Lúcia Santana tivemos com um jogo que foi desenvolvido para ser utilizado na disciplina de História. Nesta rodada de experiências, nossa professora Lucimere Ricas (@luricas) propôs que analisássemos ferramentas para disciplinas específicas como Português, Matemática, Física, Química, Geografia e História. Vamos começar?

Então quero lhe apresentar o....

Tríade: liberdade, iIgualdade e fraternidade

O Tríade é um jogo eletrônico educativo, desenvolvido pelo grupo de pesquisa Comunidades Virtuais da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) cuja temática é a história da Revolução Francesa entre os anos de 1774 e 1793. O jogo é financiado pela FINEP e é totalmente gratuito.

Tela inicial do Tríade

O Tríade tem o papel de ser o mediador entre o conteúdo trabalhado em sala de aula e a vivência do ambiente do jogo pelos alunos.

Os criadores do Tríade dizem que: “... o jogo possibilita um maior contato do jogador com a realidade social da época, possibilitando a construção de conhecimento em um espaço de aprendizagem diferente: o jogo”.

O Tríade tem ótimos personagens, cenários bem desenhados e uma trilha sonora apropriada para um jogo que se passa no século XVIII, logo sua qualidade impressiona.

Um ponto importante de se mencionar é que o Tríade roda tanto no Windows quanto no Linux. Na página da Internet existe um link para download conforme o sistema operacional do seu computador. Achamos super válido a existência de dois arquivos que podem ser baixados com o jogo. O primeiro deles é um roteiro com todos os atos do jogo e o segundo são as orientações pedagógicas que os professores podem utilizar para planejar suas atividades com o Tríade em sala de aula. 

Roteiro

Orientações pedagógicas

Para concluir a instalação do jogo você terá que aguardar algumas horas, pois ele é relativamente muito pesado com o tamanho de 233 MB. Para instalar o Tríade, é necessário que o computador tenha configurações mínimas de memória RAM, placa de vídeo e de espaço disponível no disco rígido. Dependendo do tempo de uso das máquinas do laboratório de informática, isso pode ser um ponto negativo já que a obsolescência dos computadores pode comprometer a utilização do jogo.

O Tríade é fascinante, pois atende ao objetivo de facilitar o aprendizado de fatos históricos através do uso de jogos eletrônicos. Poder “conhecer” e “conversar” com Rousseau e Voltaire é sem dúvida bem mais atrativo para os alunos da disciplina de História.
Lembrando que o jogo deve ser um complemento do que é dito em sala de aula, ou seja, o Tríade deve ser utilizado pelos professores sempre aliado a uma proposta pedagógica.


Uma ferramenta similar ao Tríade é a Revolta da Cabanagem. Este é um jogo desenvolvido pelo LaRV - Laboratório de Realidade Virtual da Faculdade de Engenharia de Computação da Universidade Federal do Pará. Sua temática é o movimento Cabano ocorrido no Pará no século XIX.

Espero que tenham curtido.
Ah!... compartilhe este post e comente se possível. Críticas e sugestões devem ser ditas. Sou uma blogueira sensível, mas a opinião de vocês conta bastante rsrs.
Nos vemos em breve... au revoir. 


quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Pearltress: ferramenta da web 2.0

Olá pessoas!
Tudo bem com vocês?

Depois de uma pequena parada nas postagens aqui no blog, estou de volta para continuar com a análise das ferramentas da web 2.0. Hoje vou falar do Pearltress, uma ferramenta para organizar, descobrir e compartilhar páginas e links da Internet. Esta ferramenta foi analisada pelos meus colegas do #pgtiae2010 Antonio Cordeiro e Marcelo Massao. O relato de experiência deles com a ferramenta se encontra abaixo e em seus respectivos blogs no ambiente de aprendizagem informal Elgg.

O Pearltress trata-se de um depósito virtual para aqueles sites que consideramos importantes. Cada pearl (pérola) criada corresponde a um determinado assunto que será interligado formando assim uma espécie de árvore (origem do nome pearltrees). Além do mais podemos compartilhar as nossas “árvores de interesse” com outros usuários formando assim outra grande rede social, porém não voltada para relações pessoais, mas para o compartilhamento de assuntos (interesses) em comum. Na verdade o Pearltrees pode funcionar essencialmente como um grande organizador de links.

Página inicial do Pearltrees

Podemos utilizar o Pearltrees na elaboração de uma monografia, dissertação ou tese com o objetivo de organizar as centenas de sites que visitamos, separando as melhores referências. Com o auxílio do Pearltrees podemos ir registrando todas as páginas que consideramos relevantes para a nossa pesquisa e ainda teremos a oportunidade de nos relacionármos com outras pessoas que também estejam na mesma linha de estudo. Outro caso de uso do Pearltrees pode ser para deixar a mostra um catálogo virtual de serviços. Por exemplo, um webdesigner pode criar uma árvore somente com seus trabalhos e referências profissionais.

Uma característica do Pearltrees é o seu visual agradável e de fácil manuseio. Para começar a utilizar a ferramenta só é necessário um cadastro simples e “perder” uns cinco minutos depois do primeiro acesso para assistir uma pequena apresentação de como funciona a ferramenta.

Pearltrees da Tati

Um ponto positivo é que a informação pode ser trabalhada de forma visual e um ponto negativo é que por não ser uma ferramenta linear o primeiro contato pode causar um impacto na sua usabilidade.

O Pearltrees utiliza o conceito do mapeamento cognitivo. A partir de um nó (link) são criadas trilhas de conhecimento.


(texto de Antonio Cordeiro e Marcelo Massao com adaptações)


Abaixo temos o vídeo "Como usar o Pearltrees"


Espero que tenham gostado. Eu confesso que tive certa dificuldade assim que comecei a explorar o Pearltrees. Acredito que vocês irão utilizar e gostar desta ferramenta, assim como eu. Então fica aqui uma dica super bacana que vale a pena ser conferida.
Vou ficando por aqui... nos vemos em breve.
Até...