quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Onde e como fazer buscas?

Oi oi!
Olha eu de novo na área... tudo certinho com vocês?

Perdão pela ausência pessoal... imaginei que seria difícil conciliar o TCC com o blog mas tá sendo mais complicado do que eu esperava. Pedido de desculpas feito, hoje vou dar uma dica para quem vai ser aventurar a escrever um TCC. Se você já tiver o tema definido melhor ainda.

Bem, após a definição do tema chegou a hora de você buscar referências sobre o assunto que você quer falar. Como esses trabalhos precisam de um embasamento teórico, é necessário que você encontre autores que já falaram sobre o tema. Mas onde e como eu faço isso? Temos tanta informação disponível que ficamos até perdidos sobre onde começar a procurar.

Lembre-se da relevância de um trabalho desses, não vá pesquisando em sites não confiáveis e copiando qualquer parágrafo para o seu trabalho. POR FAVOR não faça isso! Você terá que ser criterioso e exigente, pois um trabalho acadêmico deve prezar pela qualidade das fontes de informação.

Uma borracha escrita CTRL Z (atalho desfazer), um durex escrito CTRL V (atalho colar) e uma tesoura escrita CTRL X (atalho recortar)

Ok Tati. E como devemos fazer? A dica que eu passo é para que vocês procurem as referências para seus trabalhos acadêmicos nos catálogos de bibliotecas. Hoje com a ajuda da Internet você pode fazer uma busca e encontrar livros, monografias, dissertações, teses e periódicos sem sair de casa. Você pode pesquisar por autor, título ou assunto e depois se dirigir até o local, consultar a obra ou ainda se possível, fazer o empréstimo dela.

No caso dos livros será preciso ir à biblioteca para ver o conteúdo do que você está buscando. Também existem os sebos na Internet. A biblioteca talvez tenha poucos exemplares do livro ou todos eles estejam emprestados, nesta situação talvez você tenha que recorrer ao sebo (virtual ou físico) e fazer a compra da obra. Um sebo super conhecido na Internet é a Estante Virtual. Depois dê uma conferida lá.

Um rapaz loiro de óculos está com fones de ouvido e lendo um livro entre as estantes de uma biblioteca

Eu normalmente faço buscas em catálogos de bibliotecas universitárias. Para chegar até eles é simples. Exemplo: se você quer o catálogo da biblioteca da UFSC, digite "UFSC catálogo eletrônico" no site de busca. Para acessar o catálogo da biblioteca da Unicamp digite "Unicamp catálogo eletrônico" no site de busca. E por aí vai... 

No caso dos artigos de periódicos creio ser uma opção mais fácil. Muito artigos são publicados em meio eletrônico com texto completo e de graça (particularmente curto muito isso!). Periódicos antigos talvez você só encontre na biblioteca mesmo. No Portal de Periódicos da CAPES é possível encontrar periódicos nacionais e internacionais, alguns podem ser visualizados sem custo e outros não.

Finalizando deixo a dica da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. O nome já diz tudo né rsrs. A BDTD é um repositório de publicações defendidas no país e no exterior que estão em formato eletrônico e com texto completo. A BDTD, que é coordenada pelo Ibict tem como um de seus objetivos dar maior visibilidade a produção científica nacional. Ótima dica hein pessoal, esta é digna de colocar nos seus favoritos rsrs.

Bem espero que tenham gostado do post. Qualquer dúvida que tiverem sobre onde e como fazer buscas é só me gritarem aqui nos comentários ou no Twitter.

Até a próxima! Tchauuu...

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Mais Uma Vez...

Olá pessoal.
Tudo ok com vocês? Espero que sim :D

Bem, hoje eu resolvi escrever quase que por necessidade. Vi uma notícia no Twitter que me deixou bem desanimada.

E o que foi Tati? Algum artista que você gosta morreu? 

Não, não... é bem pior. Hoje fiquei sabendo que o ex-governador do Rio e atual deputado federal Anthony Garotinho e o ex-prefeito do Rio, Cesar Maia se uniram para anunciar a aliança de seus partidos. Ambos montarão uma chapa com seus filhos, Rodrigo Maia (deputado federal) será candidato a prefeito e Clarissa Garotinho (deputada estadual) a vice.

Juro a vocês que essa notícia me deixou abatida. E nem é porque lembrei que sou mesária e trabalho (de graça) para a festa da democracia, mas porque bate um medo de que eles... melhor nem falar.

Se para você que chegou até aqui está se perguntando porque um blog sobre educação está falando sobre política, digo a você que todo cidadão que se importa minimamente com a educação do seu irmão, filho, sobrinho, (...) deve refletir AGORA sobre quem irá escolher para sentar na cadeirinha da Prefeitura do Rio durante quatro anos.

Pelo menos eu acho que é melhor escolher um cidadão DECENTE agora, do que depois reclamar das titicas que o cara eleito fez. Vivemos em uma democracia. Ninguém chega do nada e senta na cadeira para despachar. Eu, minha irmã, meus pais, meu avô que não sabe ler, meu professor da pós, o dono da padaria, a moça que corta meu cabelo, a Maria (que ganhou o BBB 11), o Eike Batista, o gari , a moça do caixa do supermercado,.... NÓÓÓS, isso mesmo, todos nós é que elegemos nossos representantes. 

Já parou pra pensar que para a rua estar asfaltada, ter esgoto encanado, ter um médico no posto de saúde, ter segurança na rua e professores no CIEP só depende de mim e você? Ah fala sério! E qual é o segredo Tati? Fala logo pra gente!

Simples. Lembra daquela máquina que você vê de dois em dois anos que tem os números de 1 a 9 e os botões CONFIRMA, CORRIGE E BRANCO? A urna eletrônica? Isso! Então deposite nela o que você pode fazer de melhor para você, sua família e sua cidade. Não tem truque.

Imagem da urna eletrônica

Faça um pequeno exercício. Pense como você quer estar daqui a dois anos e meio e escolha uma das opções abaixo.

Opção 1: feliz por ter feito a escolha certa.
ou
Opção 2: reclamando com seu vizinho que todo político é safado.

Acho que é isso... vou terminando o post agradecendo você que pacientemente me aturou até aqui. Obrigada mesmo e até...

Ah mas antes de ir vou deixar um trecho de uma música para vocês. O nome dela é Mais Uma Vez do Renato Russo. Clique aqui para ouví-la.
Preste bem atenção ao trecho que diz assim:

(...)
"Tem gente enganando a gente 
Veja nossa vida como está
Mas eu sei que um dia a gente aprende
Se você quiser alguém em quem confiar 
Confie em si mesmo 
Quem acredita sempre alcança
(...)



Muro com pintura de uma menina de vestido e um balão de gás em formato de coração que é levado pelo vento. No muro está escrito "There is always hope" em português "Sempre Haverá Esperança".