segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Vai por mim

Fala pessoal.
E aí, estão contando os dias para o Carnaval? Tá chegando a hora rsrs.

Então pessoal... dei uma pausa na monografia para compartilhar uma coisa bem bacana com vocês. Abrindo um parênteses: também estou inaugurando o marcador Vai por mim onde eu coloco meus comentários, sugestões, toques e críticas sobre o que está pintando por aí. Espero que curtam... e quem estreia o primeiro Vai por mim é... 

Galera, abriram as inscrições para o Curso de Especialização em Informação Científica e Tecnológica em Saúde – ICTS. É uma especialização lato sensu realizada pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde - ICICT pertencente a Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ.

Folheto de divulgação do curso de especialização do Icict

O curso destina-se a profissionais graduados que atuam nas áreas de produção, organização, análise e disponibilização de informação científica e tecnológica em saúde, e com as tecnologias a elas associadas.

A carga horária total do curso é de 360 horas e aulas serão ministradas às terças e quartas-feiras das 09h às 17h. O curso terá início em 3 de abril de 2012 e término em novembro de 2012.

As inscrições podem ser feitas de 26 de janeiro de 2012 a 28 de fevereiro de 2012 (até às 23h59min) pelo site da Plataforma SIGA.
Para saber sobre as vagas, inscrição, seleção e outras informações clique aqui.

Eu fiquei super empolgada com essa chamada e quem sabe não faço a inscrição para participar do processo seletivo.

Ah... já ia me esquecendo... o curso é de graça!

Isso é tudo pessoal! Inté...

Gaguinho, personagem da Looney Tunes e abaixo dele a frase That´s All Folks que significa Isso é tudo pessoal

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Novidades no P.O.R.T.E.

Olá pessoal.
Primeiramente, um Feliz 2012 a todos! :D

E então... td certinho com vocês?

A pessoa quem vos fala retornou de seu sumiço para falar um pouquinho das novidades que em breve surgirão no blog.

Como a maioria dos leitores sabe, atualmente estou cursando uma pós-graduação lato sensu no iNCE/UFRJ sobre Tecnologias da Informação Aplicadas a Educação. Este blog na verdade surgiu em uma disciplina e a experiência foi tão bacana que estou aqui dando continuidade a atividade que se iniciou em sala de aula. Bem, mas qual foi a minha ideia? Já que estou na reta final da pós, ou seja, estou me dedicando somente a monografia, resolvi falar aqui no blog sobre o processo de fazer mais um trabalho de conclusão de curso, só que agora para obter o título de especialista. Tomara que minha ideia vingue!

Como o tempo passou rápido, parece que foi ontem o processo seletivo para ingressar na pós. Mas bem, chegou o momento menos esperado e mais estressante: a elaboração do trabalho de conclusão de curso. 

Menino nervoso em frente aos livros. Ele está com a mão esquerda na cabeça e a direita cerrando punho 

Esta é a minha segunda monografia e não estarei sendo sincera dizendo que é uma fase totalmente chata e ruim. É claro que é um momento de muita apreensão, ansiedade e nervosismo, mas no fim a sensação de dever cumprido supera todas as dificuldades do processo de execução. 

Placa de trânsito de fundo amarelo com letras pretas escrita "Eu consegui!"

Parando com o enrolation, está na hora de falar o que estou aprontando. Bem pessoal, o tema central da minha cria é educação a distância para cegos e pessoas com baixa visão. O tema sobre educação inclusiva com tecnologia bateu forte e acabei sendo escolhida por ele. Acho que esse tema me convocou e não eu que optei por pesquisá-lo rsrs. 

Bem se eu pudesse dar um conselho para quem fica batendo cabeça sobre o que escrever na sua monografia, eu diria a essa pessoa para escolher algo que dê prazer de falar, pesquisar e escrever. Já pensou passar meses fazendo algo que pra você é chato? Falar sobre um assunto que te motiva é a chave da questão. É claro que existem outras questões além de um tema que te agrade para produzir uma monografia bacana tais como: boas e relevantes referências sobre o assunto, um orientador que acrescente ao seu trabalho, capacidade de sintetizar argumentos e por aí vai. O casamento destes quesitos não será fácil... mas muita calma nessa hora não estou assustando ninguém, apenas sendo sincera ao dizer que mesmo em meio as dificuldades o resultado final valerá TODO seu esforço.

Educação a distância para deficientes visuais é o tema geral, a ideia central do TCC será especificamente acessibilidade em ambientes virtuais de aprendizagem para alunos cegos e com baixa visão. Curtiram? 

Esse tema surgiu poque eu sempre via os números do crescimento de cursos a distância e consequentemente o aumento de discentes nestes. E foi justamente neste momento que surgiu o problema do meu TCC: será que os AVA´s (Ambientes Virtuais de Aprendizagem) são acessíveis? Será que as atividades e os recursos disponíveis nestas plataformas tornam a aprendizagem do aluno com deficiência visual independente?

Espero que a preguiça e o próprio TCC não me afastem daqui rsrs. Farei um esforço para atualizar o blog com o andamento da minha cria e se possível passando algumas dicas para quem está passando por esta fase.

Garfield deitado em um travesseiro e abaixo a frase: "Estou com um preguiça de postar hoje..."

Bem pessoal, vou indo com a promessa de voltar antes da Quarta-feira de Cinzas rsrs. Podem me cobrar!
Vou voltar agora para a leitura de uns artigos, dissertações e teses. Ufa!
Atééé.