terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Senha virou herança, coloque-a no seu testamento

Oi pessoal.
Td certinho com vocês?

Bem, estava há tempos querendo escrever aqui no blog sobre uma matéria super interessante que assisti no Fantástico (edição de 11/12/2011).

Mudanças tecnológicas tem acontecido em um ritm
o tão acelerado que quando percebemos, nossos hábitos, rotina, modo de pensar e agir acabam se modificando também por causa da tecnologia. O vídeo dessa reportagem exemplifica o que estou dizendo.
Por acaso vocês assistiram a matéria? O vídeo da reportagem está abaixo.


Particularmente achei essa matéria interessante pelo fato de fazermos upload de vídeos, postagens de inúmeras fotos e não nos preocuparmos com situações passíveis de acontecerem como a dos entrevistados pelo Fantástico.
Bem, pontuei algumas questões relevantes nessa reportagem e as respondi. É minha opinião particular, mas por favor fique a vontade para discordar dela. Ok?

Senha deve ser tratada como herança?
Acho que depende muito da circunstância. Participo de uma rede social de filmes e livros (Skoob e Filmow), acredito que não são senhas tão importantes para serem tratadas como herança. 

Parentes têm o direito de ter acesso aos arquivos protegidos por senha do familiar falecido?
Essa é complexa hein... Talvez seja a pergunta que só quem passa pela situação possa responder. No meu caso? Eu acho que utilizaria a senha, caso algum familiar quisesse que eu tivesse acesso a suas informações virtuais.

Cadeado fechando notebook

Você colocaria suas senhas em um testamento?
Minha meta é anotar todas as minhas senhas, antes que eu esqueça em vida (risos)...

A guarda das memórias realmente mudou?
Claro que sim! Você não acha? Conte-me por quê.

Como faço para não perder minhas memórias no mundo virtual?
Organização é a palavra. Se esquecemos e perdemos nossos documentos físicos com facilidade, que dirá os virtuais. Acho que é isso... temos que organizar bem nossos arquivos e proteger para eventuais ataques de vírus e problemas em nossas máquinas e/ou pen drives.

O que os provedores devem fazer com as senhas de usuários falecidos?
O comentário do professor de Direito e Tecnologia da FGV Carlos Afffonso Souza é simples, mas bem objetivo. Creio que não haja problema do provedor fornecer a informação para um terceiro, caso o usuário do serviço tenha permitido em vida o acesso de suas informações para esta pessoa.

Você teria um cofre digital para que seus herdeiros tivessem acesso a suas informações digitais após sua morte?
Cofre? Não vejo muita utilidade para mim. Isso deve variar conforme o volume de produção de informação que uma pessoa produz. Um usuário normal como eu, dispensa a utilização destes cofres. Creio eu.


Página do cofre digital Legacy Locker

Você abriria uma conta em uma rede social para conectar usuários após a morte?
Nunca diga desta água não beberei... Mas agora nem me passa pela cabeça uma coisas dessas.

Então
pessoal... era mais ou menos esse bate bola, essa discussão que eu queria fazer. Antes de dizer bye bye, vou deixar o link dos cofres digitais e da rede social para conectar usuários após a morte mencionada no Fantástico. 

"O Legacy Locker e o Entrustet são repositórios da propriedade digital de um utilizador que será passado aos familiares aquando a morte do mesmo". Citação retirada do post do blog O Segundo que Passou.


"O Virtual Eternity é uma rede social que permite que indivíduos e membros da família criar clones virtuais de si mesmos. Você pode criar seu clone virtual e educar seu cérebro digital com detalhes de sua vida. Com o tempo, esses clones vão aprendendo a agir e responder como se fosse você, usando uma tecnologia de inteligência virtual". Citação retirada do post do blog Quero Mais Dicas.

Hum... chegamos ao final. Valeu pela sua aten
ção e nos vemos na próxima.
Atééé!

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

1º Seminário PGTIAE: Tecnologias Educacionais Aplicadas (cont.)

(continuando o post anterior)

Chegado o tão esperado momento mal sabíamos o que nos esperava naquela sexta-feira ao pisar no auditório Maria Irene do iNCE. Ao chegar tive a imensa alegria de ver o auditório lotado. Faltavam poucos minutos...


O professor e coordenador Fábio Ferrentini fez a abertura
do evento com uma breve apresentação do curso de Pós-graduação em Tecnologias da Informação Aplicadas a Educação. Ele também agradeceu a presença dos presentes e posteriormente passou a palavra para que o Gil Giardelli iniciasse os trabalhos. 



Coordenador do PGTIAE Fábio Ferrentini

O Gil Giardelli fez uma apresentação maravilhosa (como de costume!). Ele nos mostrou o cenário da atual Sociedade em Rede e entre outros assuntos falou sobre redes sociais, novas práticas educacionais, a postura dos atuais educadores, inovação, criação, ética, mudança, atitude e a mobilização das pessoas ao redor do mundo. O Gil foi espetacular! Já sou fã dele. Vixe... é melhor parar com os elogios.

Gil Giardelli palestrando


Público assistindo a palestra do Gil

O Gil tem o costume de impactar seu público, a reação das pessoas ao fim de sua apresentação foi muito positiva. Ao final ele agradeceu o convite feito pelo turma e disse ter gostado da iniciativa de estudantes uma pós-graduação terem realizado um evento sobre Tecnologias Educacionais. Ueba!

Turma PGTIAE2010 com os professores e o Gil

A segunda apresentação sobre "Ambientes Livres e Personalizados para Aprendizagem" foi realizada pelos colegas Antônio Cordeiro e Marcelo Massao. O Marcelo falou sobre aprendizagem informal, a teoria do Conectivismo e sobre o software Elgg. Ele comentou sobre o uso, as dificuldades iniciais, a aplicação de ambientes personalizados e nos apresentou casos reais, como os exemplos da utilização do Elgg em algumas disciplinas que cursamos ao longo deste ano. Clique aqui e veja o ambiente do PGTIAE no Elgg.

Marcelo palestrando

Após a fala do Marcelo, foi a vez de falarmos sobre redes sociais com a ajuda da contadora de histórias preferida da turma PGTIAE2010, a extrovertida Olívia Dornelles (sou fã de carteirinha). Olívia lançou um desafio para que os participantes do evento não fugissem após o coffee break (risos).  Sua ilustre participação arrancou risadas de todos quando ela revelou a resposta do desafio lançado antes do intervalo.

Olívia contando uma história relacionada a Redes Sociais

Ah! Também tivemos sorteio de brindes super disputados. Nosso querido Sérgio foi o "Bom Velhinho" que possibilitou a realização deste mimo. Alguns participantes do evento saíram do iNCE com um mega sorriso. Parabéns aos premiados! 

Sorteada exibindo seu brinde e Cristina

Após o coffe break tivemos a apresentação "ImPREZIonando seu Conteúdo" dos colegas Helez Merlin e Rodolfo Paolucci. Helez falou da não linearidade do Prezi e das vantagens de fazer apresentações com este programa. Ele também mostrou exemplos de apresentações como os de seus alunos de física, e da rede de televisão Al-Jazeera que utiliza a ferramenta em questão. O pessoal curtiu o Prezi e alguns dos presentes pegaram logo as dicas dos meninos e começaram a utilizar o programa para fazer suas apresentações. Bacana né?

Helez palestrando

Eu e minha parceira Lúcia Santana viemos em seguida. O tema da nossa apresentação foi "Compartilhando Informações nas Nuvens". Fizemos assim: eu iniciei a apresentação com o conceito de computação nas nuvens; Lúcia falou das características e apresentou o mundo de possibilidades do SlideShare; e depois eu finalizei apresentando um software de sincronização de aquivos chamado Dropbox. Creio que fizemos uma boa apresentação e o resultado não poderia ser melhor.
Nossa missão foi cumprida. Uhul!  

Lu falando sobre o SlideShare

Eu falando sobre o Dropbox

A programação do nosso seminário encerrou-se com a apresentação "#ficaadica: compartilhando nossos favoritos" dos colegas Fabiana Lima, Monique Reis e Risomar Alves. A Fabi apresentou um mix de ferramentas livres como o Pearltree (que já comentei aqui no blog em um post) e outras que utilizam o conceito de marcadores sociais como Symbaloo. Foi show de bola ver as possibilidades pedagógicas no uso destas ferramentas. Não tenho dúvidas que o público presente curtiu muito.

Fabiana palestrando

Bem, tentei falar um pouquinho da experiência da nossa turma nesta desafiadora empreitada. Falo com toda a certeza que foi MUITO gratificante contribuir e participar na realização deste evento. Tanto nós alunos da pós-graduação, como nossos professores saíram de lá com a sensação de dever cumprido e principalmente com a convicção de termos feito um bom trabalho. Não posso deixar de mencionar o apoio das empresas que ajudaram na realização do evento. Falo pela turma que estamos imensamente agradecidos pelo incentivo e confiança depositada em nós. Obrigada a todos.

Quem não pôde estar presente no dia do seminário, pode conferir o áudio e os vídeos das apresentações que estão no site desenvolvido pelo nosso colega Tiago Borges. Clique aqui para ver os vídeos, fotos e ter acesso aos áudios. 

Antes de finalizar o post gostaria de fazer uns agradecimentos. É só um agradecimento de fim de ano, ainda nos veremos no iNCE antes de nos tornarmos especialistas. Se Deus quiser!

Bem, agradeço primeiramente a minha turma PGTIAE2010 que virou mais que um grupo de alunos que se encontrava todas as sextas-feiras no Fundão. Estar com vocês foi uma das experiências acadêmicas mais prazerosas que eu tive. Obrigada pela força, apoio e principalmente por COMpartilhar informações e conhecimentos comigo (risos).  :D

Agradeço também aos queridos professores do PGTIAE, todos sem exceção. Foi muito bom aprender com um corpo docente que além de muito bem capacitado, acabou criando vínculos além da relação aluno-professor. 

Acho que é isso...
Nos vemos em breve... até logo!

Foto ao final do 1º Seminário PGTIAE