domingo, 30 de outubro de 2011

XIV Encontro Nacional de Usuários Dosvox


Oi pessoal.
Quanto tempo hein... rsrs

Continuando a divulgação de eventos que estão acontecendo por aí, vou falar neste post de um deles muito bacana para quem se interessa por tecnologia assistiva e educação inclusiva. Estou falando do XIV Encontro Nacional de Usuários Dosvox

Página do encontro

Você não sabe o que é Dosvox?
DOSVOX é um programa que foi criado pelo professor Antonio Borges no Instituto Tércio Pacitti de Aplicações Computacionais (iNCE) da UFRJ para tornar acessível a utilização do computador por cegos e pessoas com baixa visão. Ele caracteriza-se por possuir um sintetizador de voz que auxilia os deficientes visuais a usar editores de textos, correio eletrônico, jogos e até bate-papo. Para saber mais sobre o Dosvox clique aqui e conheça este e outros projetos de acessibilidade criados pelo professor Antonio Borges.

Página inicial do Dosvox

O Encontro Dosvox é um evento que além de integrar os usuários do programa das diversas regiões do país, apresenta novas versões e atualizações, assim como relatos de experiência do uso do Dosvox e painéis de projetos com a temática sobre tecnologias assistivas para deficientes visuais e outros assuntos correlatos. 

Este ano o Encontro Dosvox será sediado na cidade de Goiânia e organizado pela Associação dos Deficientes Visuais do Estado de Goiás (ADVEG). Vá ao site e saiba mais informações sobre a inscrição, programação,  hospedagem e transporte.

Data: 11, 12, 13 de novembro de 2011
Local: Hotel Kananxuê
Endereço: Rua 28, nº 27 - Centro - Goiânia

Em breve vou postar notícias e fotos do XIV Encontro Dosvox em Goiânia. Eu e minha amiga do #pgtiae2010 Lúcia Santana vamos apresentar o Futebol de Cinco, um jogo acessível para cegos e pessoas com baixa visão que criamos na disciplina de Educação Inclusiva com Tecnologia ministrada pelo então professor Antonio Borges. Vamos falar sobre a criação do Futebol de Cinco na Oficina Jogavox com o nosso colega Tiago Borges.

Goiânia aí vamos nós!
Arrivederci!

1º Seminário PGTIAE: Tecnologias Educacionais Aplicadas

Oi pessoal.
Tudo bem com vocês?

Bem... neste post não vou analisar nenhuma ferramenta livre como tenho feito ultimamente porque vou falar de um evento particularmente muito especial para mim. Estou aqui para divulgar um evento muito bacana ao qual eu faço parte, estou falando do 1º Seminário PGTIAE: Tecnologias Educacionais Aplicadas
O seminário foi idealizado pelos alunos do curso de Pós-graduação de Tecnologias da Informação Aplicadas a Educação (pgtiae2010) do iNCE/UFRJ. Vamos apresentar alguns estudos, relatos de experiências e trabalhos realizados na disciplina de Software Livre em Ambientes de Ensino-Aprendizagem ministrada pela professora Lucimere Ricas (@luricas).

As inscrições são gratuitas, vá ao site do seminário e garanta já a sua vaga. Os participantes ganharão certificados de participação.

A palestra de abertura será ministrada pelo professor Gil Giardelli (@gilgiardelli). Entre os outros temas falaremos de ambientes pessoais de aprendizagem, softwares livres no ensino acadêmico e corporativo, computações nas nuvens e outros... Se eu fosse você não perderia essa oportunidade!

Data: 18/11/2011, sexta-feira
Horário: 12:00 às 17:00
Local: Anfiteatro Maria Irene situado no Instituto Tércio Pacitti de Aplicações Computacionais (iNCE). 
Endereço: Avenida Athos da Silveira Ramos, 274 - Edifício do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN) - Cidade Universitária.


Folder do evento

Teremos o prazer de lhe recepcionar.
Alors là!

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Tríade: software livre para a disciplina de História

Olá!
E aí, tudo certinho com vocês?

Espero que estejam gostando dos relatos de experiência feitos por mim e pelos meus colegas da Pós-graduação de Tecnologias da Informação Aplicadas a Educação (#pgtiae2010) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Conhecer novas ferramentas e contar um pouco dessa experiência para vocês é compartilhar uma vivência. Queremos mostrar softwares que tenham uma proposta bacana e principalmente que possam ser utilizados em sala de aula com custo zero. Isso não é ótimo?!

Bem, hoje vou relatar para vocês a experiência que eu e minha amiga Lúcia Santana tivemos com um jogo que foi desenvolvido para ser utilizado na disciplina de História. Nesta rodada de experiências, nossa professora Lucimere Ricas (@luricas) propôs que analisássemos ferramentas para disciplinas específicas como Português, Matemática, Física, Química, Geografia e História. Vamos começar?

Então quero lhe apresentar o....

Tríade: liberdade, iIgualdade e fraternidade

O Tríade é um jogo eletrônico educativo, desenvolvido pelo grupo de pesquisa Comunidades Virtuais da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) cuja temática é a história da Revolução Francesa entre os anos de 1774 e 1793. O jogo é financiado pela FINEP e é totalmente gratuito.

Tela inicial do Tríade

O Tríade tem o papel de ser o mediador entre o conteúdo trabalhado em sala de aula e a vivência do ambiente do jogo pelos alunos.

Os criadores do Tríade dizem que: “... o jogo possibilita um maior contato do jogador com a realidade social da época, possibilitando a construção de conhecimento em um espaço de aprendizagem diferente: o jogo”.

O Tríade tem ótimos personagens, cenários bem desenhados e uma trilha sonora apropriada para um jogo que se passa no século XVIII, logo sua qualidade impressiona.

Um ponto importante de se mencionar é que o Tríade roda tanto no Windows quanto no Linux. Na página da Internet existe um link para download conforme o sistema operacional do seu computador. Achamos super válido a existência de dois arquivos que podem ser baixados com o jogo. O primeiro deles é um roteiro com todos os atos do jogo e o segundo são as orientações pedagógicas que os professores podem utilizar para planejar suas atividades com o Tríade em sala de aula. 

Roteiro

Orientações pedagógicas

Para concluir a instalação do jogo você terá que aguardar algumas horas, pois ele é relativamente muito pesado com o tamanho de 233 MB. Para instalar o Tríade, é necessário que o computador tenha configurações mínimas de memória RAM, placa de vídeo e de espaço disponível no disco rígido. Dependendo do tempo de uso das máquinas do laboratório de informática, isso pode ser um ponto negativo já que a obsolescência dos computadores pode comprometer a utilização do jogo.

O Tríade é fascinante, pois atende ao objetivo de facilitar o aprendizado de fatos históricos através do uso de jogos eletrônicos. Poder “conhecer” e “conversar” com Rousseau e Voltaire é sem dúvida bem mais atrativo para os alunos da disciplina de História.
Lembrando que o jogo deve ser um complemento do que é dito em sala de aula, ou seja, o Tríade deve ser utilizado pelos professores sempre aliado a uma proposta pedagógica.


Uma ferramenta similar ao Tríade é a Revolta da Cabanagem. Este é um jogo desenvolvido pelo LaRV - Laboratório de Realidade Virtual da Faculdade de Engenharia de Computação da Universidade Federal do Pará. Sua temática é o movimento Cabano ocorrido no Pará no século XIX.

Espero que tenham curtido.
Ah!... compartilhe este post e comente se possível. Críticas e sugestões devem ser ditas. Sou uma blogueira sensível, mas a opinião de vocês conta bastante rsrs.
Nos vemos em breve... au revoir.