quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Pearltress: ferramenta da web 2.0

Olá pessoas!
Tudo bem com vocês?

Depois de uma pequena parada nas postagens aqui no blog, estou de volta para continuar com a análise das ferramentas da web 2.0. Hoje vou falar do Pearltress, uma ferramenta para organizar, descobrir e compartilhar páginas e links da Internet. Esta ferramenta foi analisada pelos meus colegas do #pgtiae2010 Antonio Cordeiro e Marcelo Massao. O relato de experiência deles com a ferramenta se encontra abaixo e em seus respectivos blogs no ambiente de aprendizagem informal Elgg.

O Pearltress trata-se de um depósito virtual para aqueles sites que consideramos importantes. Cada pearl (pérola) criada corresponde a um determinado assunto que será interligado formando assim uma espécie de árvore (origem do nome pearltrees). Além do mais podemos compartilhar as nossas “árvores de interesse” com outros usuários formando assim outra grande rede social, porém não voltada para relações pessoais, mas para o compartilhamento de assuntos (interesses) em comum. Na verdade o Pearltrees pode funcionar essencialmente como um grande organizador de links.

Página inicial do Pearltrees

Podemos utilizar o Pearltrees na elaboração de uma monografia, dissertação ou tese com o objetivo de organizar as centenas de sites que visitamos, separando as melhores referências. Com o auxílio do Pearltrees podemos ir registrando todas as páginas que consideramos relevantes para a nossa pesquisa e ainda teremos a oportunidade de nos relacionármos com outras pessoas que também estejam na mesma linha de estudo. Outro caso de uso do Pearltrees pode ser para deixar a mostra um catálogo virtual de serviços. Por exemplo, um webdesigner pode criar uma árvore somente com seus trabalhos e referências profissionais.

Uma característica do Pearltrees é o seu visual agradável e de fácil manuseio. Para começar a utilizar a ferramenta só é necessário um cadastro simples e “perder” uns cinco minutos depois do primeiro acesso para assistir uma pequena apresentação de como funciona a ferramenta.

Pearltrees da Tati

Um ponto positivo é que a informação pode ser trabalhada de forma visual e um ponto negativo é que por não ser uma ferramenta linear o primeiro contato pode causar um impacto na sua usabilidade.

O Pearltrees utiliza o conceito do mapeamento cognitivo. A partir de um nó (link) são criadas trilhas de conhecimento.


(texto de Antonio Cordeiro e Marcelo Massao com adaptações)


Abaixo temos o vídeo "Como usar o Pearltrees"


Espero que tenham gostado. Eu confesso que tive certa dificuldade assim que comecei a explorar o Pearltrees. Acredito que vocês irão utilizar e gostar desta ferramenta, assim como eu. Então fica aqui uma dica super bacana que vale a pena ser conferida.
Vou ficando por aqui... nos vemos em breve.
Até...

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

ToonDoo: ferramenta da web 2.0



Oi pessoal.
Tudo bem com vocês?

Então, dando continuidade a análise das ferramentas web 2.0 vou neste post falar sobre o ToonDoo. Quem gosta de desenhos, gibis e tirinhas vai curtir esta dica.

Minhas colegas do #pgtiae2010 Fabiana Lima e Raquel Carvalho utilizaram o ToonDoo e a experiência delas com esta ferramenta virou um post em seus respectivos blogs. Vou utilizar o relato delas aqui com algumas adaptações.

O ToonDoo é uma ferramenta on line da web 2.0 que permite o desenvolvimento de HQ´s, tirinhas, cartoons, avatares e livros. A elaboração de um HQ utilizando ferramentas disponíveis pela web 2.0 como o ToonDoo nos permite utilizar layouts disponibilizados pelo próprio programa, inserir cenários, manipular imagens da internet, ou desenhadas por nós mesmos na ferramenta e até fazer upload da arte final em blogs, sites, redes sociais podendo também enviar por e-mail. O ToonDoo é uma ferramenta que pode ser utilizada pelo público infantil, jovem e até por adultos.



Os HQ´s e os livros são meios extremamente flexíveis e podem gerar excelentes trabalhos com artes, música, contos, peças teatrais e até mesmo serem publicados em diferentes suportes, tanto o impresso quanto o digital.
Com relação a proposta pedagógica o professor pode utilizar o ToonDoo com seus alunos de forma colaborativa, sendo assim numa abordagem construtivista. 

O ToonDoo possui excelente interface, com imagens de qualidade proporcionando trabalhos com efeito profissional. O acesso a tela de criação é feito de forma bem simples, basta criar uma conta com e-mail e senha. 

Devido ao seu repositório de imagens e a possibilidade de criar personagens, podemos trabalhar com diversos gêneros do humor ao terror.

Pontos positivos
•Compartilhar o material produzido em blogs, sites e redes sociais
•Estimula a criatividade
•Ferramenta democrática
•Possui interface de excelência, com ótima comunicação visual.

Pontos negativos
•Durante o processo de edição o programa algumas vezes travou impedindo a criação do cartoon.

(texto de Fabiana Lima e Raquel Carvalho com adaptações)


Abaixo temos o quadrinho que a Raquel fez na ferramenta.


Bem... espero que tenham gostado do post. 
O ToonDoo tem um mundo de possibilidades, escolha um deles e desbanque Maurício de Sousa e Ziraldo (risos).
Até a próxima!

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Prezi: ferramenta da web 2.0

Olá pessoal.
Como vocês estão?

Então, novamente dando continuidade a análise das ferramentas web 2.0 vou neste post falar do Prezi. Já o conhecem? Não? Eu me amarrei nele quando fomos apresentados rsrs.

Meus colegas do #pgtiae2010 Helez Merlin e Rodolfo Paolucci utilizaram o Prezi e a experiência deles com esta ferramenta virou um post em seus respectivos blogs. Vou utilizar o relato deles aqui com algumas adaptações.

O Prezi é uma ferramenta para criação de apresentações inovadoras tendo como principal atrativo permitir que o usuário exponha suas ideias em um lugar e perceba a relação entre elas, auxiliando na conexão entre o criador e seu público alvo (Prezi, 2011). Contrapondo-se as apresentações de slides tradicionais onde a sequência dos conteúdos é destacada, a ferramenta propõe que as inserções de materiais como textos, imagens, vídeos, links, desenhos, formas pré-definidas e outros recursos aconteçam em um espaço que pode ser entendido como uma grande mesa receptora de ideias.
As apresentações baseiam-se no conceito de zoom, a aproximação para visualização de detalhes e o afastamento buscando uma visão panorâmica da produção.

O Prezi está disponível na web e para sua utilização, faz-se necessário o acesso à Internet e o uso de um navegador, para a versão gratuita. Os arquivos ficam armazenados em sua conta e podem ser baixados para reprodução em formato flash. Com ótima usabilidade, os usuários podem criar apresentações interessantes em pouco tempo. Os elementos podem ser movidos, redimensionados e rotacionados por um recurso disponível a partir de um clique. Há um painel no canto superior esquerdo contendo os recursos e os modos de visualização da apresentação. A própria equipe disponibiliza manuais e tutorias para quem tem interesse nesta nova forma de fazer apresentações. Os manuais e tutoriais estão disponíveis aqui .

A primeira vantagem que pode ser citada é que não existe a necessidade da instalação de um pacote de programas localmente, podendo ser acessado de qualquer lugar e a qualquer momento. Outro interessante ponto é a possibilidade de trabalhos colaborativos onde as pessoas podem dedicar-se a mesma apresentação, promovendo aprendizagem através do compartilhamento de conteúdos. As apresentações podem ser visualizadas em conjunto a partir do compartilhamento do seu link. Também existem meios de compartilhamento através das principais redes sociais. Além da quebra da linearidade do Prezi a ferramenta explora o uso de apresentações no formato de Mapas Conceituais.

Uma desvantagem é a necessidade de conexão com a Internet, o que pode ser resolvido com a versão desktop mas essa já apresenta um ponto negativo: é uma versão paga! Num primeiro momento o usuário fica perdido, pois é uma forma diferente de elaborar uma apresentação principalmente para os que estão acostumados com a linearidade de ferramentas como Power Point e Impress. Mas com os tutorias disponíveis pela própria empresa, qualquer pessoa pode começar a elaborar apresentações simples que provavelmente evoluirão com a utilização da ferramenta. O Prezi possui uma versão para teste off line de 30 dias. 
Embora esta ferramenta seja paga existe uma possibilidade chamada ProEdu, que é uma licença para educadores.


(texto de Helez Merlin e Rodolfo Paolucci com adaptações)


Abaixo temos o vídeo "O que é Prezi?"




Espero que tenham gostado desta ferramenta! O Prezi é realmente uma evolução das apresentações. Confiram.
Nos vemos em breve... até!