quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Análise de ferramentas web 2.0

Olá!
Tudo bem com vocês?
Então, este post é resultado de uma atividade proposta pela professora @luricas (confira o blog dela my TIC box) que passou uma atividade bem interessante que será relatada aqui para vocês. 

Bem, eu e minha companheira do #pgtiae2010 Lúcia Santana analisamos duas ferramentas da web 2.0 para compartilhamento de arquivos que são o SlideShare e o Dropbox. Nós testamos e fizemos um relato da experiência do uso destas ferramentas.



O SlideShare é um site para compartilhamento de arquivos. Ele possui uma versão gratuita e uma versão paga chamada SlideShare PRO. Para acessá-lo é necessário o cadastro de uma conta de e-mail que habilitará o usuário a fazer uploads e donwloads de arquivos com as seguintes extensões:

Apresentação: pdf, ppt, pps, pptx, ppsx, pot, potx, odp, key, zip
Documentos: pdf, doc, docx, rtf, xls, odt, ods
Vídeos: mp4, m4v, wmv, mpeg, avi, mov, mpg, mkv, ogg, asf, vob, 3gp, rm, rmvb, flv

Os arquivos públicos carregados no SlideShared podem ser visualizados, baixados, adicionados aos favoritos, receber comentários e serem embutidos em blogs ou sites. Para visualizar os arquivos você não precisa fazer o login. 

A interface do SlideShare tem muita "informação visual" que acaba atrapalhando a navegação dos usuários.

A possibilidade de fazer login com a mesma conta do Facebook e Twitter é algo interessante. Ao criar uma conta no SlideShare, automaticamente você terá um perfil onde poderá interagir com pessoas que tem os mesmos interesses que você. Você faz sua rede de contatos, pode seguir e ser seguido por pessoas e instituições que utilizam o site para divulgar suas apresentações.
 
Os usuários que utilizam a versão gratuita são limitados a fazer uploads em algumas extensões. Eu e a Lúcia não conseguimos carregar arquivos de áudio e nem de vídeo (ambos produzidos por nós mesmas). Outro ponto negativo é que os usuários que quiserem fazer upload de um arquivo no modo privado devem atualizar o SlideShare para a versão paga. Ou seja, quem utiliza a versão gratuita só faz uploads públicos.



O Dropbox é um programa para compartilhamento de arquivos de todos os tipos de extensão. O que o diferencia dos demais é que este programa é como se fosse a extensão do seu HD. É como se você "duplicasse" seus arquivos para outras máquinas, para sua conta no site do Dropbox e caso você tenha, para seu smarthphone simultaneamente.

Para exemplificar vou contar como utilizo o programa. Tenho um computador pessoal e um netbook ambos com o Dropbox instalado. Para fazer upload de um arquivo existente em uma das minhas máquinas, eu o coloco na pasta Public e automaticamente ele estará na rede para ser visualizado e baixado. A duplicação de um arquivo faz com que ele exista em lugares diferentes.

Existe outra possibilidade para compartilhar, posso logar no site do Dropbox e fazer o upload de um arquivo que posteriormente estará em três lugares físicos: na minha conta Dropbox, no meu computador pessoal e no meu netbook. Fazendo uma analogia pense no Dropbox como um “bluetooth” para computadores.

A interface dele é bem mais amigável por não haver poluição visual, presente em muitos sites que utilizam publicidade.

O Dropbox disponibiliza um guia em pdf para o usuário que faz o login pela primeira vez. O guia Getting Started
 explica o que é o Dropbox, como fazer upload de arquivos e os ícones e pastas do programa. 

Outro fator que merece destaque é que ele facilita o download dos arquivos de forma rápida sem a necessidade de abrir mais janelas e nem de esperar alguns segundos para iniciar o download. Não esperar aquela contagem regressiva é ótimo!

A facilidade de duplicar arquivos é ótima, entretanto deve-se prestar atenção para o fato de que da mesma forma que o programa duplica arquivos para vários lugares, ele também apaga quando você o exclui de um local. O compartilhamento e a exclusão de arquivos no Dropbox é simultânea. Cuidado com esse detalhe!

A possibilidade de ter seu HD disponível na Internet ou no seu smartphone é algo maravilhoso. O Dropbox é muito versátil e particularmente fiquei boba e ao mesmo tempo encantada com mundo de possibilidades dele. (opinião da Tati)

Ferramentas similares ao SlideShare e o Dropbox são o 4shared, Megaupload e o Rapidshare.

Um comentário:

  1. Excelente análise! Parabéns pelo trabalho colaborativo!
    Beijos
    Lu

    ResponderExcluir